Museu do Carro Elétrico do Porto reabre após investimento de um milhão de euros

por Lusa

Porto, 28 nov (Lusa) - O Museu do Carro Elétrico do Porto reabre no sábado ao público após um investimento de um milhão de euros ter resolvido os problemas que ditaram o seu encerramento no final de 2012.

O anúncio foi feito hoje por João Velez Carvalho, presidente do Conselho de Administração dos Serviços de Transportes Coletivos do Porto (STCP), no decurso da cerimónia que precedeu a reabertura ao público daquele espaço, agora com duas áreas inteiramente renovadas.

"Reabrir o museu é devolver a toda a cidade, aos turistas e a todos os que tem memórias de trabalho guardadas, uma das referências do Porto e da sua área metropolitana", referiu Velez Carvalho perante cerca de uma centena de convidados.

O museu, encerrado desde o final de 2012 por motivos de segurança, contou com o "importante apoio" da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte na obtenção dos fundos comunitários necessários, acrescentou o gestor, o que "possibilitou um investimento de um milhão de euros" num espaço que retrata "o percurso de milhares de funcionários ao longo de três séculos de história".

Beneficiário dos fundos do ON2, do último Quadro Comunitário, o museu pôde concretizar as obras de requalificação do antigo edifício da Central Termoelétrica de Massarelos bem como de conservação e restauro dos antigos equipamentos que compõem o espólio.

A recuperação manteve a fachada original do edifício, que substituiu toda a cobertura do telhado e reforçou a estrutura.

A comemorar 100 anos de existência, a Central Termoelétrica passará a ter no museu a exposição "Entre Linhas: a reinvenção de um lugar", onde estão expostos os 26 carros elétricos que constam da coleção e que abrangem o período entre 1872 e 1950.

O museu vai estar aberto à segunda-feira entre as 14 e as 18 horas e de terça a domingo entre as 10 e 18 horas, estando encerrado nos dias 24 e 25 de dezembro e 01 de janeiro, variando o custo das entradas entre os quatro e os oito euros, sendo que até aos 6 anos a entrada é grátis.

Tópicos
pub