Museu em Barcelona recebe a primeira exposição que explora relação Picasso/Dalí

O Museu Picasso de Barcelona recebe a partir de sexta-feira a exposição "Picasso/Dalí. Dalí/Picasso", uma mostra inédita que explora a relação entre os dois artistas espanhóis e que reúne 78 obras e diversa documentação.

Lusa /

Coproduzida pelo Museu Dalí em Saint Petersburg (Florida, Estados Unidos), em colaboração com a Fundação Gala-Salvador Dalí de Figueres, a exposição, que estará em exibição até 28 de junho, contou com um orçamento de cerca de um milhão de euros.

A mostra vai reunir obras procedentes de mais de 25 museus e colecionadores privados europeus e norte-americanos. Entre as obras em exibição vão estar pinturas, desenhos, colagens, esculturas e gravuras.

"É a primeira vez que se estuda a relação produtiva que existia entre estes dois gigantes e a exposição revela os momentos mais ricos desta interação, sem esconder as suas contradições", afirmou o diretor do Museu Picasso, Bernardo Laniado-Romero.

"O objetivo não foi só contar como as duas personagens são de algum modo similares, mas também contribuir para a sua compreensão", disse o comissário da exposição e conservador do Museu Dalí em Saint Petersburg, William Jeffett, destacando que o visitante terá a oportunidade de conhecer melhor os dois artistas e observar as respetivas obras através de uma nova perspetiva, através dos momentos em que as duas personalidades se encontraram.

A par das obras exibidas, a exposição integra ainda uma seleção de 33 documentos, incluindo correspondência enviada por Picasso para Dalí e Gala, mulher e musa inspiradora de Dalí.

Salvador Dalí, o pioneiro do surrealismo, morreu em Figueres (Catalunha, Espanha) a 23 de janeiro de 1989, enquanto Pablo Picasso, um dos mais influentes artistas do século XX, morreu a 08 de abril de 1973, em Mougins, França.

SCA // APN

Lusa/Fim

Tópicos
PUB