Museu Vinha e Vinho vai ser inuagurado hoje em Santana
A Madeira dispõe a partir de hoje de mais uma estrutura museológica, o Museu da Vinha e do Vinho, situado no Campo Experimental de Viticultura do Arco de S. Jorge, no concelho de Santana.
Em declarações à agência Lusa, Rui Moisés, da Associação Santana Cidade Solidária, salientou que este projecto não é "um museu no sentido tradicional, estático, destinado apenas a recordar o passado, mas é um espaço vivo e inter-activo".
"Não é só uma retrospectiva da história desta produção, uma visita ao passado, mas também uma demonstração do presente", disse.
Realçou que o museu está instalado numa área total de cerca de um hectare, sendo composto pelo edifício, uma antiga adega recuperada, onde foram instaladas verdadeiras relíquias utilizadas na viticultura, quase na totalidade cedidas pela população da localidade, e pelo campo experimental.
Além dos vinhos, lagares e instrumentos utilizados ao longo das décadas para produzir o vinho, o visitante pode observar ao vivo os vários ciclos da vinha, como é o caso da poda, sem encenação, e tem a possibilidade de provar e adquirir, pois "estão expostos todos os vinhos de mesa e licorosos produzidos pelos vários produtores", realçou Rui Moisés.
Uma outra vertente do espaço é o facto dos próprios viticultores poderem visitar o campo experimental e adquirir as melhores castas.
Este museu tem como objectivo "homenagear o viticultor madeirense, até porque o vinho é uma das imagens de marca da Madeira e porque nos dias de hoje a aposta é também na produção de vinhos de qualidade, tanto de mesa como licorosos", declarou Rui Moisés.
O espaço integra ainda uma empresa de "doces e tradições" onde o visitante pode comprar, além do vinho, pão caseiro, bolos e broas de mel, arranjos e peças em vimes.
O Museu da Vinha e do Vinho do Arco de S. Jorge é um projecto da responsabilidade das Associações Santana Cidade Solidária e Jovens Agricultores da Madeira e Porto Santo, com a colaboração da secretaria regional do Ambiente e Recursos Naturais, através do Instituto do Vinho da Madeira.
Representou um investimento na ordem dos 250 mil euros, co- financiado por fundos comunitários através do programa InterReg III-B, integrado no projecto "Raízes".
A inauguração, hoje às 20:00, contará com a presença do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia.