Museus abertos à noite oferecem música, dança e exposições

Os museus rivalizam hoje com os bares ou as discotecas como espaços nocturnos, com uma programação especial que oferece exposições, música, teatro, dança, mercados e bailes até de madrugada.

Agência LUSA /

A "Noite dos Museus" desenrola-se nas 149 instituições que fazem parte da Rede Portuguesa de Museus e do Instituto Português de Museus, que manterão as portas abertas até à meia-noite e, nalguns casos, até mais tarde.

Em Lisboa, o Museu Nacional de Arte Antiga projecta às 21:30 um documentário sobre dez obras-primas do seu espólio, que poderão ser visitadas com guia até às 02:00 de domingo.

às 22:00, Lena D`Água e Paula Oliveira cantam temas de autores portugueses em registo jazz no jardim do museu.

No Museu Nacional do Traje, também em Lisboa, há baile romântico e mais animação até à 01:00, enquanto no Museu Nacional de Arqueologia há danças tradicionais portuguesas e europeias a partir das 22:30 e baile popular às 23:30.

A noite no Museu da Música faz-se de blues, com a banda Charlie the Bluescats a actuar entre as 22:00 e a 01:00.

No Museu Nacional de Etnologia, da meia-noite às 02:00, estão em destaque os ritmos africanos com Dilara e Gama, e no Museu de Cerâmica o som é de instrumentos em cerâmica e dos grupos rock Cospe na Cobra, Mal d`Vinhos e Loosers.

O Museu Nacional do Azulejo, que abre as portas às suas zonas reservadas, realiza um mercado com peças de autor entre as 18:00 de hoje e a 01:00 de domingo, enquanto no Museu de Etnologia vendem-se produtos do comércio justo.

Em Aveiro, o Museu local vai para a rua, com um espectáculo multimédia com música e "vídeo-jamming" e ainda DJ de escolas do concelho com trabalhos realizados à volta do espólio barroco do museu.

O edifício do Museu da Guarda vira palco de uma instalação multimédia das 20:00 à 01:00, que junta grafitis feitos de encomenda com base no conteúdo do museu.

PUB