Música e cinema em destaque na 6ª edição em Espanha

Madrid, 22 Out (Lusa) -- A música e o cinema são os grandes destaques da extensa programação da 6ª edição da Mostra Portuguesa, que este ano se alarga a sete localidades espanholas e se consolida como o maior evento de cultura portuguesa no estrangeiro.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Cinco concertos, dois ciclos de cinema, várias exposições, uma semana gastronómica e debates literários e culturais marcam a programação, que abrange mais de 30 eventos entre 27 de Outubro e 01 de Dezembro.

A mais diversificada de sempre, a programação deste ano evidencia-se igualmente pelo facto de consolidar a expansão da Mostra pela geografia espanhola, com vários eventos na Galiza, Extremadura e Catalunha.

Na opinião de João de Melo, conselheiro cultural da embaixada de Portugal em Madrid, são sinais do que tem sido a evolução continuada do certame, hoje bastante mais amplo do que quando nasceu, em 2003, "como um evento de quatro dias, com 3 concertos, 3 filmes e um encontro literário".

"Mais do que um evento de promoção da cultura portuguesa em Espanha, esta Mostra é uma proposta de diálogo cultural e multidisciplinar ibérico, entre dois países que vivem realidades comuns e mantêm inúmeros motivos para fazer proliferar os seus laços culturais", explicou.

"Portugal e Espanha são um território de continuidade física, histórica, linguística. Nesta ideia de diálogo cultural cimenta-se esse espaço de conhecimento mútuo", sublinhou.

Este opinião foi corroborada por Fernando Gomez Riesco, subdirector geral de Cooperação Cultural Internacional, do Ministério da Cultura espanhol, que destaca a "diversidade, qualidade e extensão geográfica" da edição deste ano, frisando que os laços culturais entre Portugal e Espanha estão cada vez mais consolidados.

Portugal é já o segundo cliente de Espanha em termos de bens e serviços culturais -- nomeadamente literatura, cinema e música -- importando de Espanha, anualmente, bens culturais no valor médio de 80 euros por cidadão português.

João de Melo destacou ainda o facto de a Mostra conseguir associar várias instituições privadas e públicas espanholas, bem como galerias e espaços culturais que associam actividades que tinham programadas ao calendário do festival português.

Esta associação foi destacada também por Mercedes Castro, da Agência de Cooperação Espanhola, na opinião da qual a Mostra, pela sua amplitude, "continua a enriquecer o espaço cultural espanhol".

"É um certame com uma dimensão cada vez mais nacional, que sai cada vez mais de Madrid, que traduz uma cultura que achamos conhecer muito bem mas da qual ainda nos falta conhecer muito", observou.

Para a directora do certame, Concha Hernandes, a Mostra deste ano demonstra que Portugal "não é um qualquer país" mas um espaço de profundas e continuadas ligações a Espanha.

"É um espaço tão próximo, tão querido para nós que, em muitos casos, é o palco da primeira língua estrangeira que ouvimos, ainda crianças, depois do espanhol", disse.

A programação deste ano, hoje divulgada, inclui concertos de Mísia, Júlio Pereira, David Fonseca, António Rosado e do duo de Maria João e Mário Laginha.

No campo cinematográfico, e além do ciclo homenagem a Manoel de Oliveira, está prevista uma mostra de filmes de recente produção, incluindo "Call Girl", que o próprio realizador, António-Pedro Vasconcelos, apresentará ao públicos madrileno.

O calendário inclui exposições de fotografia e artes plásticas, com artistas como Helena Almeida, Edgar Martins, Carlos Bunga, Albuquerque Mendes e Richard Câmara.

No capítulo de exposições há ainda a referir a mostra arquitectónica "21 Projectos do Século 21" e a apresentação do desenho português na 1ª Bienal Iberoamericana de Desenho.

Um dos momentos altos da Mostra é o debate-colóquio sobre a incidência da música e da canção popular nas transições políticas de Espanha e de Portugal, em que serão recordados os 20 anos da morte de Zeca Afonso.

As artes culinárias marcam presença através do chefe da Tivoli Hotels & Resorts, Luis Baena.

Além da semana da cozinha portuguesa, no Hotel Intercontinental em Madrid, Baena participará também nas jornadas gastronómicas de portas abertas onde o público poderá saborear a sua cozinha.

Na sua sexta edição, a Mostra Portuguesa é organizada pela Embaixada de Portugal, pelo Instituto Camões, Governo de Espanha -- através dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Cultura -- e pela autarquia de Madrid.


PUB