Música, teatro, dança e exposições animam vida cultural do Algarve em Julho
A apresentação do "World Press Photo 2006", concertos com Cesária Évora, Simple Minds e Deep Purple, a peça "O Submarino" e um festival internacional de dança são alguns dos eventos anunciados para o Algarve em Julho.
Com um acréscimo populacional significativo durante o Verão devido ao turismo, o Algarve oferece uma série de espectáculos para diversos gostos e bolsas, desde a música, ao teatro, dança e artes circenses.
Para quem gosta de circo, a Câmara de Albufeira preparou um espectáculo com a companhia "Cirque des Etóiles", que é apresentado no centro da cidade já no próximo sábado, dia 01 de Julho.
A cabo-verdiana Cesária Évora, também apelidada de "diva dos pés descalços", actua no Teatro Municipal de Faro no dia 04 de Julho, num espectáculo onde não faltará a melancolia da morna ou "blues" de Cabo-Verde.
Os amantes de fotografia podem ver no passeio ribeirinho de Portimão entre 08 e 30 de Julho a maior exposição de fotojornalismo do mundo, a "World Press Photo 2006", actualmente no Funchal e que só no final de Setembro passará por Lisboa.
A comédia teatral "O Submarino", protagonizada por Teresa Guilherme e o brasileiro Miguel Falabella, é apresentada no Teatro Municipal de Faro nos dias 14 e 15 de Julho.
O público mais alternativo vai com certeza invadir a pacata freguesia do Azinhal, em Castro Marim, para assistir ao "Guadiana Fest", de 07 de Julho a 09 de Julho, que dispõe de espaço para campismo.
Com uma primeira noite de rock mais pesado, com os Moonspell, entre outros, o festival será também dedicado ao "reggae", com os Primitive Reason, no sábado, e aos sons alternativos dos Blasted Mechanism, que encerram a festa.
Dirigidos a um público mais adulto e abonado, são os concertos do cantor de jazz George Benson, no dia 18, em Vale do Lobo, e de Roberta Flack, conhecida por êxitos como "Killing me Softly", que actua a 24 na gala de Verão do Pine Cliffs Resort, em Albufeira.
O jazz de Maria João e Mário Laginha é outra das propostas para quem está no Algarve em Julho, num espectáculo marcado para o dia 22 no Vila Sol SPA&Golf Resort, em Vilamoura.
Aquelas sonoridades vão também invadir Loulé praticamente durante todo o mês, de 08 a 29, durante a 12ª edição do Festival Internacional de Jazz de Loulé.
A brasileira Rosa Passos, considerada a versão feminina de João Gilberto, em Faro a 20 de Julho, os veteranos Deep Purple na XXV Concentração de Motos de Faro no dia 22 e o festival "Algarve Rocks" com os Simple Minds a 28 no Estádio Algarve encerram as propostas musicais.
No que toca à dança, Faro e Albufeira recebem entre 23 e 28 de Julho o III Festival Internacional de Dança do Algarve e a "Companhia Instável", de Rui Horta, apresenta um espectáculo de dança contemporânea no Teatro de Faro a 28.
Durante quase todo o mês, de 08 a 27, Cabo Verde "muda-se" para Lagoa com um programa variado, que inclui dança, cinema, música tradicional, literatura, "workshops" de crioulo, palestras e gastronomia sob o mote "Momentos de Cabo Verde".
Em Pêra, continuará em exposição até 20 de Setembro o Festival Internacional de Escultura em Areia (FIESA), este ano dedicado à mitologia e aberto diariamente entre as 10:00 e as 24:00.