Musical "Dreamgirls" lidera corrida aos prémios com oito nomeações
O musical "Dreamgirls", baseado na vida artística das Supremes e realizado por Bill Condon, é o favorito à 79/a edição dos Óscares, com oito nomeações, anunciou hoje a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Apesar de liderar a corrida, "Dreamgirls", que se estreia em Portugal a 01 de Março, foi excluído de dois dos mais importantes prémios: melhor filme e melhor realizador.
Eddie Murphy e Jennifer Hudson estão nomeados como actores secundários por "Dreamgirls".
"Babel", de Alejandro González Iñárritu, surge com sete nomeações.
Sem grandes novidades em relação aos vencedores dos Globos de Ouro, a lista dos nomeados coloca frente a frente Clint Eastwood ("Cartas de Iwo Jima"), Martin Scorsese ("Entre Inimigos"), Stephen Frears ("A Rainha") e Alejandro Gonzalez Iñárritu na corrida para melhor realizador.
A surpresa nesta categoria é a nomeação de Paul Greengrass pelo filme "United 93", que recupera o drama dos atentados de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos.
Para melhor filme, o destaque vai para a nomeação da produção independente "Uma família à beira de um ataque de nervos", do casal Jonathan Dayton e Valerie Faris.
Nesta categoria estão ainda, sem surpresas, "Babel", "Entre Inimigos", "Cartas de Iwo Jima" e "A Rainha".
Clint Eastwood viu ficar de fora "As bandeiras dos nossos pais", a visão do lado norte-americano da batalha com os japoneses durante a segunda guerra mundial.
Na interpretação feminina, a Academia nomeou pela primeira vez uma actriz espanhola, Penélope Cruz, pela interpretação de Raimunda no filme "Volver" de Pedro Almodóvar.
No entanto, Penélope Cruz enfrenta a concorrência de Helen Mirren ("A Rainha"), que venceu um Globo de Ouro, Judy Dench ("Notes on a scandal"), Kate Winslet ("Pecados íntimos") e Meryl Streep ("O Diabo veste Prada").
Na interpretação masculina, Leonardo DiCaprio foi nomeado por "Diamante de Sangue", Peter O`Toole por "Vénus", Will Smith por "The Pursuit of Hapiness", Ryan Gosling por "Half Nelson" e Forest Whitaker por "O último rei da Escócia", que lhe garantiu um Globo de Ouro.
A melhor fotografia irá distinguir um destes filmes: "A Dália Negra", "O Ilusionista", "Os filhos do homem", "O Terceiro Passo" ou "El Laberinto del fauno".
Para o Óscar de melhor filme estrangeiro, a maior ausência é "Volver", de Pedro Almodóvar, realizador já nomeado e premiado anteriormente pela Academia.
Desta vez foram nomeados "El Laberinto del fauno" (México) "After The Wedding" (Dinamarca), "Indigenes" (Argélia), "Water" (Canadá) e "THe Lives of Others" (Alemanha).
Na animação estão nomeados "Cars", "Happy Feet" e "Monster House".
A 79/a edição dos Óscares decorrerá a 25 de Fevereiro numa cerimónia no Kodak Theatre, em Los Angeles.
A apresentação estará a cargo da comediante Ellen Degeneres.