Neto de Harry Truman vai entrevistar sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki

Tóquio, 03 mai (Lusa) -- Clifton Truman Daniel, neto do antigo Presidente norte-americano Harry Truman, vai encontrar-se, no verão, no Japão, com sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki, cidades destruídas por bombas atómicas, cujo lançamento foi ordenado pelo seu avô durante a II Guerra Mundial.

Lusa /

Numa entrevista publicada hoje pela agência Kyodo, Clifton Truman Daniel explicou que pretende viajar para o Japão no próximo mês de julho para ouvir os depoimentos, os quais serão gravados em vídeo pelo seu filho, Wesley Truman Daniel.

O neto do antigo Presidente dos Estados Unidos disse que as histórias dos sobreviventes atraíram a sua atenção, sobretudo depois da primeira visita que efetuou com a família ao país no ano passado, aquando das cerimónias do 67.º aniversário dos bombardeamentos.

Daniel, antigo jornalista de 56 anos, utilizará as entrevistas para escrever um livro.

Pai e filho planeiam passar uma semana em cada uma das cidades para os encontros e também colocar o registo audiovisual ao serviço do arquivo da Biblioteca Harry S. Truman, no Missouri.

No ano passado, ambos tiveram oportunidade de ouvir as histórias dos "hibakusha", como são conhecidos os sobreviventes em japonês, pretendendo agora ver "mais pessoas e questioná-las" no sentido de obter "uma imagem mais completa" da tragédia, explicou Daniel.

Daniel advertiu, no entanto, que se pretende focar apenas no lado humano e "não no debate sobre se era ou não necessário, moral ou imoral" realizar os bombardeamentos.

"É a dimensão humana a que, como jornalista, sempre me atraiu", sublinhou.

Clifton Truman Daniel é o filho mais velho de Clifton Daniel, ex-chefe de redação do jornal New York Times falecido em 2000 que casou com Margaret Truman, filha do antigo Presidente norte-americano Harry S. Truman.

Os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, que resultaram na morte de centenas de milhares de pessoas, são, até à data, os únicos ataques nucleares da História.

Tópicos
PUB