New York Film Academy iniciou hoje curso intensivo no Porto
Trinta amantes do cinema iniciaram hoje um curso intensivo de representação e realização digital, promovido pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto (EAUCP) em parceria com a New York Film Academy (NYFA).
Coordenado por Michael Hunger, a segunda edição do curso intensivo prát ico de cinema (a primeira decorreu em Abril) tem a duração de um mês e conta com a presença de vários professores ligados à NYFA, que leccionam igualmente em un iversidades de Cambridge, Paris e Tóquio.
Questionado pela agência Lusa, o coordenador do departamento de Som e I magem da EAUCP, Álvaro Barbosa, explicou que, no caso da realização, "a ideia é durante um mês aprender todo o processo de produção cinematográfica, com recurso às novas tecnologias digitais, para, no final, cada aluno desenvolver um projec to individual".
De acordo com Álvaro Barbosa, os formandos têm entre 21 e 40 anos e são maioritariamente de origem portuguesa, embora existam presenças de Espanha, Chi pre e Nova Iorque, que aproveitam a passagem desta equipa de profissionais pelo Porto para realizar a sua formação com esta escola de cinema.
"A New York Film Academy tem uma abordagem diferente de Hollywood e da grande indústria do cinema, já que apresenta uma linguagem mais criativa, mais a ver com o cinema europeu e por isso a sua formação torna-se bastante procurada por todo o mundo", explicou.
Segundo Álvaro Barbosa, a intenção da Escola das Artes é dar continuida de a esta formação, com "pelo menos" uma edição anual.
A Escola das Artes - com licenciaturas em Arte (Conservação e Restauro) , Música e Som e Imagem - é uma das mais jovens instituições da Universidade Cat ólica, com instalações no Pólo da Foz, no Porto.
A segunda edição do curso intensivo de cinema termina a 16 de Setembro.