No Dia Mundial da Música Pedro Carneiro leva sons da marimba a Viseu

O Dia Mundial da Música é assinalado sexta-feira em Viseu com um concerto do português Pedro Carneiro, considerado internacionalmente um dos maiores percussionistas da actualidade, apesar de ter apenas 29 anos.

Agência LUSA /

Pedro Carneiro vive em Aix-en-Provence (França) desde 2002, após ter estado dez anos em Londres (Inglaterra).

Tem desenvolvido uma intensa actividade como solista convidado em orquestras e festivais internacionais, de que é exemplo o maior festival de percussão do mundo, o "RhythmSticks" (Londres).

O músico tem-se destacado em vários palcos internacionais pelas suas capacidades interpretativas, que vai demonstrar sexta- feira no Teatro Viriato, em Viseu, com obras transcritas das pautas de Bach e Schumann.

Pedro Carneiro disse à Agência Lusa ser um desafio "adaptar as obras que foram preparadas para outros instrumentos, criando um novo ambiente sonoro sem adulterar as notas".

A marimba, que juntamente com os tubos metálicos que produzem a ressonância pesa quase 500 quilos, tem sido ultimamente o seu instrumento de eleição.

"Tocada com quatro baquetas, tem grandes possibilidades tímbricas. Depois há também a coreografia do corpo e das mãos, que foi o que mais me fascinou neste instrumento quando era mais jovem", disse.

O jovem intérprete atribui o seu sucesso ao facto de ter tido "excelentes professores", entre os quais se contam Leigh Howard Stevens e Emilio Pomàrico.

"Por outro lado, toco com músicos por todo o mundo e tenho a oportunidade de partilhar este meio de comunicação com pessoas mais velhas do que eu, com quem aprendo muito", sublinhou.

Além de intérprete, Pedro Carneiro é também criador, nomeadamente na área da percussão electrónica.

O músico disse à Lusa que em Outubro vai gravar um CD com obras para marimba e electrónica em tempo real, um trabalho que deverá sair dentro de um ano.

Na véspera do Dia Mundial da Música, quinta-feira, Pedro Carneiro demonstra no Teatro Viriato as possibilidades da percussão, durante um workshop destinado a jovens com formação na área musical.

"Vou apresentar os instrumentos em si, alguma linguagem em termos mais técnicos e como se prepara uma partitura para apresentar ao público", explicou.

Depois de Viseu, Pedro Carneiro participa domingo nos Encontros de Música Experimental, em Palmela, com um recital de marimba e computador, acompanhado de Vítor Joaquim e Ivan Franco.

A 06 de Outubro é homenageado na gala comemorativa do 12/o aniversário da estação televisiva SIC.

PUB