Nomes grandes do Brasil e Portugal na Casa das Artes de Famalicão
A peça "Jantar de Idiotas" abre quinta- feira a programação de teatro do mês na Casa das Artes de Famalicão, que inclui nomes grandes do teatro português e brasileiro, anunciou hoje fonte da autarquia local.
A comédia "Jantar de Idiotas", de Francis Veber (França), será apresentada numa encenação de António Feio, com base na tradução e adaptação de Ana Sampaio, sendo os cenários de Eric Costa e os figurinos de Bárbara Feio.
O elenco conta com o próprio António Feio, Miguel Guilherme, João Lagarto, Rita Lello, Helena Isabel, Jorge Mourato e José Eduardo, estreia em Famalicão às 21:30 de quinta-feira, onde permanece sexta- feira e sábado à mesma hora.
Nos dias 10 e 11 é a vez da ópera-teatro "Bidú Sayão", uma homenagem à maior cantora lírica de sempre, com encenação de Elvira Gentil e produção da Secretaria de Cultura do estado de S. Paulo (Brasil).
O elenco desta peça, que estará em cena a 10 e 11 de Maio, conta com algumas vedetas do teatro e das telenovelas brasileiras, bem conhecidas do público português, como Mirian Mehler, Leona Cavalli, Solange Siquerolli, Vanice Pedrazzini, João Bourbonnais e Heitor Saraiva.
"Visitando Mr. Green", de Jeff Baron, é a peça que se segue, de novo vinda do Brasil, numa encenação de Elias Andreato, com interpretação de Paulo Autran e Dan Stulbach.
A peça conta o relacionamento entre um reformado de 85 anos (Paulo Autran) que é atropelado por um jovem executivo (29 anos).
O jovem é obrigado pelo tribunal a prestar serviço comunitário, que inclui visitas semanais ao ofendido durante as quais o se revelam temperamentos e maneiras de pensar opostos que geram tensão, incompreensão e situações hilariantes.
Paralelamente decorre a exposição de arte contemporânea IMAN 2005, que além das mostras programadas inclui várias performances e espectáculos de café-concerto, entre os quais Rita Rodriguez (sexta- feira), António Jorge Quadros (sábado), os norte-americanos Gang Gang Dance (dia 13) e os Fancy & Friends (dia 14).
A segunda quinzena do mês será dedicada ao "Tímpano, Festival de Música", que conta com Perry Blake, da Irlanda, Micah Hinson, Entrance, Lydia Lunch, Mark Kozelek e Lisa Cerbone (todos dos EUA), e os grupos portugueses sUBMARINe, The Néon Road, Quinteto Tati e Dead Combo.
Este festival termina dia 30 com os britânicos Anthony & The Johnsons, aproveitando a deslocação deste grupo a Portugal para a sua apresentação na Casa da Música.