NorteShopping inaugura exposição que junta Edgar Degas, Paula Rego e Helena de Medeiros

por Lusa

Matosinhos, Porto, 22 mar (Lusa) - A exposição "Edgar Degas. No mundo do Ballet. Com a participação especial de Paula Rego e Helena de Medeiros", vai ser inaugurada no dia 11 de abril, nas Praças Centrais do centro comercial NorteShopping, anunciou hoje a empresa.

A exposição será composta por 26 gravuras originais do pintor francês Edgar Degas, às quais se vão juntar recriações em fotografia de cinco obras de Degas, pela bailarina Carlota Rodrigues, quatro obras da pintora Paula Rego, cedidas pela Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, seis figurinos e uma pintura de Helena de Medeiros.

A mostra, que homenageia o mundo do Ballet, baseia-se na obra "Degas. Danse. Dessin", do escritor Paul Valéry, que "transmite a imagem poética e fragmentária da arte do pintor, uma dedicatória de Valéry a Degas, resultado de uma amizade de vinte anos entre os dois artistas", explicou o centro comercial em comunicado.

Edgar Degas, pintor impressionista francês falecido em 1917, ficou conhecido pelas suas pinturas femininas, sobretudo bailarinas, e também pelo efeito de movimento retratado nas suas obras.

A exposição "Edgar Degas. No Mundo do Ballet. Com a participação especial de Paula Rego e Helena de Medeiros" pode ser visitada entre os dias 11 de abril e 30 de maio, nas Praças Centrais do NorteShopping, todos os dias, das 10:00 às 24:00, com entrada livre.

A mostra no NorteShopping tem paralelo na iniciativa "A Arte chegou ao Colombo", que em 2017, apresentou "O Mundo Fantástico de Paula Rego", em colaboração com a Casa das Histórias e a Fundação D. Luís I, de Cascais.

Esta mostra mobilizou 224.500 visitantes, em três meses.

Tópicos
pub