Nova lista das 7 Maravilhas será anunciada em Lisboa em 2007
A nova lista das Sete Maravilhas do Mundo, votada por telefone ou através da Internet, será anunciada em Lisboa no Verão de 2007, mais de dois mil anos depois dos gregos terem estabelecimento o actual ranking.
"Até ao momento já votaram mais de vinte milhões de pessoas", disse hoje à Lusa fonte da organização.
Trata-se de uma iniciativa da "New 7 Wonders Foundation", criada em 200 1 por um antigo produtor de televisão suíço, Bernard Weber, e cujo júri de selecção é presidido pelo ex-director-geral da UNESCO Feredico Mayor Zaragoza.
Da primitiva lista, elaborada no século III A.C., a única maravilha sob revivente são as Pirâmides de Gisé, no Egipto, que figuram também entre as 21 no vas candidatas, ao lado da Acrópole, Grande Muralha da China, Torre Eiffel, Alha mbra, Taj Mahal, Kremlin, Stonehenge, Estátua da Liberdade, Coliseu de Roma e Óp era de Sidney.
A lista em votação inclui ainda Angkor (Cambodja), Chichen Itzá (México ), Hagia Sophia (Turquia), Templo Kiyomizu (Japão), Machu Picchu (Peru), Petra ( Jordânia), Timbuktu (Mali), Cristo Redentor (Brasil), Castelo Neusschwanstein (A lemanha) e Estátuas da Ilha da Páscoa (Chile).
"No fundo, a antiga lista refere-se apenas ao mundo conhecido pelos gre gos e Portugal descobriu uma parte deste novo mundo", disse uma colaboradora de Bernard Weber a propósito da escolha de Portugal para acolher o anúncio da nova lista das Sete Maravilhas do Mundo.
Segundo a mesma fonte, Lisboa foi também escolhida pela sua "experiênci a recente na organização de grandes eventos", como a Expo-98 e o Euro 2004, e por ser "uma cidade sem problemas de segurança".
Alem disso - acrescentou - "nesta votação, Portugal é neutro".