Nova Vega vai reeditar a obra "21 poetas suecos", esgotada há anos

Lisboa, 06 out (Lusa) - O livro "21 poetas suecos", que inclui poesia de Tomas Transtroemer, hoje distinguido com o Prémio Nobel da Literatura 2011, vai ser reeditado em Portugal pela editora Nova Vega, indicou à agência Lusa Assírio Bacelar.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

De acordo com o editor da Nova Vega, fundador da anterior editora Vega, chancela de "21 poetas suecos", lançado em 1981, "a reedição estava a ser ponderada há algum tempo porque a obra está esgotada há anos".

Organizado por Vasco Graça Moura e Ana Hatherly, o livro com uma seleção de poetas suecos teve ainda a participação dos tradutores e escritores Almeida Faria, Casimiro de Brito e Teresa Salema.

"Vamos tentar contactar a Embaixada da Suécia em Portugal para propor uma parceria na reedição", indicou ainda Assírio Bacelar.

Tomas Transtroemer, 80 anos, vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2011, é o poeta sueco mais traduzido em todo o mundo.

Começou a publicar poesia aos 23 anos e o seu primeiro livro intitulava-se "17 dikter" ("17 Poemas").

Publicou cerca de 15 obras numa longa carreira dedicada à escrita e venceu numerosos prémios literários, como o Prémio Literário do Conselho Nórdico, em 1990.

Exerceu a profissão de psicólogo até 1990, ano em que sofreu um acidente vascular cerebral que o deixou parcialmente afásico e hemiplégico.

Vive atualmente numa ilha e continuou a escrever, tendo desde então publicado três obras.

AG/(ANC).

Lusa/Fim

Tópicos
PUB