Nove compositores em novo CD do violinista Luís Pacheco Cunha
Lisboa, 15 FEv (Lusa) - "Dancing Fiddle- Danças", o mais recente trabalho em CD do violinista Luís Pacheco Cunha, reúne peças de nove compositores, alinhando um repertório "muito influenciado pela dança, mas não sendo dança no sentido estrito do termo".
"É uma música erudita que na sua génese tinha um movimento coreográfico", esclarece o violinista. Antes de ser disco, "Dancing Fiddle-Danças" esteve em palco, com bailarinas da Escola Superior da Dança a executarem coreografias ao som da música de vários compositores clássicos.
Com Luís Cunha participam no álbum Eurico Rosado (piano), Luís Gomes (Clarinete) e José Diniz (guitarra). Os compositores escolhidos foram Igor Stravinsky, Aaron Copland, Arthur Benjamin, Franz Schubert, Manuel de Falla, Henryk Wieniawsky, Fernando Lopes-Graça, Bela Bartok e Niccolo Paganini.
Quarenta e sete anos, nascido em Lisboa, Luís Cunha é professor de violino e música de câmara na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa.
Começou numa "escolinha da Graça", como recordou em declarações à Lusa, e, ainda em Lisboa, esteve depois na Academia de Amadores de Música, onde encontrou Luís de Almeida, músico e "um humanista na verdadeira acepção da palavra", um homem que diz ter sido decisivo na sua opção pela música.
Esteve ainda na antiga orquestra de São Carlos, estudou com o violinista Vasco Barbosa e, a seguir, deu o "salto" para a internacionalização: na International Menuhin Music Academy em Gstaad, Suíça, depois em Londres, França, Finlândia e, durante seis anos, no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo.
De Moscovo, Luís Cunha veio com o mestrado em música. Em Portugal, no entanto, reconheceram-lhe apenas a licenciatura, situação que se manteve - como o próprio assinalou - até precisamente à véspera da entrevista à Lusa. "Quase 20 anos depois de obtido o diploma", contabilizou.
A par da sua actividade no Conservatório, Luís Cunha integra duas formações musicais, o Quarteto Lopes-Graça, com Anne Victorino d`Almeida (violino), Isabel Pimentel (viola) e Catherine Strynckx (violoncelo), e o Duo Paganini, com José Diniz (guitarra).
Com o Quarteto gravou recentemente duas peças de Lopes-Graça e um quarteto de António Victorino d`Almeida, prevendo-se para Março o lançamento do CD.
RMM.