Novo álbum de Janita Salomé dedicado ao vinho

por Agência LUSA

O vinho é o mote do próximo álbum de Janita Salomé, intitulado "Vinho dos amantes", no qual canta poemas de louvor à bebida escritos por autores como o francês Charles Baudelaire, o chinês Li Bai e a portuguesa Hélia Correia.

No total, são onze canções compostas por Janita Salomé com louvores "ao néctar dos deuses".

"A embriaguez que se exalta é a da amizade, do amor e dos prazeres da vida, mas com conhecimento e inteligência", disse à Lusa o cantor, que não editava um álbum de originais há quatro anos.

Este álbum "afasta-se da raiz melódica mediterrânica, alentejana e andaluza habitual dos meus trabalhos, tendo um cariz mais urbano", explicou.

Para Janita, "compor todos os temas, não foi difícil, apesar de haver sempre interrogações. Pelo contrário, deu-me prazer e foi gratificante".

O álbum está pronto desde 2005, mas Janita Salomé reconhece que teve "dificuldades" em encontrar uma editora que colocasse o álbum no mercado, chegando mesmo a pensar numa edição de autor.

"Há os receios das grandes editoras apostadas em certezas comerciais e o facto de a música em português não passar nas rádios com a frequência da música anglo-saxónia", disse.

Todavia, "Vinho dos amantes" chega ao mercado na próxima semana, com a chancela da Som Livre.

Ao lado de Janita Salomé estão os músicos Ruben Alves, João Paulo Esteves da Silva e Ricardo Dias (piano), Mário Delgado e Fernando Abreu (guitarra), Hugo Marques (percussão), Yuri Daniel (baixo e contrabaixo), Daniel Salomé (clarinete), Vitorino (acordeão) e Jacinto Santos (tuba).

A canção "Embriagai-vos" de Charles Baudelaire tem recitação de Carlos Mota de Oliveira, enquanto "No banquete", de Hélia Correia, é cantada pelo Coro dos Amantes do Vinho composto por Vitorino, Jorge Palma, Rui Veloso, Zé Carvalho e o próprio Janita.

"São amigos de longa data, temos colaborado nos projectos de uns e de outros, somos todos apreciadores das boas qualidades do vinho", disse.

Anacreonte, poeta grego que viveu entre 563 a.C. e 478 a. C., é o autor mais antigo dos seis autores escolhidos. Janita seleccionou da sua obra "Fragmentos".

Uma selecção nem sempre fácil, reconheceu, dada "a vastidão e grande qualidade de muitos poemas dedicados ao vinho".

Outro poeta menos habitual nestas lides discográficas é o chinês Li Bai (701-762), considerado o maior poeta romântico da dinastia Tang, autor de "A estrela do vinho".

Além de "No banquete", Hélia Correia assina ainda "Ode ao vinho".

Também Baudelaire bisa a sua presença no álbum. Além de "Embriagai-vos", Janita canta deste poeta francês "O vinho dos amantes", que dá o título ao álbum.

Carlos Mota de Oliveira, António Aleixo, José Jorge Letria e Camilo Pessanha são outros dos poetas incluídos, além do próprio Janita, que assina "Escadinhas do alto".

pub