Novo livro do escritor Bento Baloi publicado em simultâneo em Portugal e Moçambique

por Lusa

O segundo romance do escritor moçambicano Bento Baloi, "No verso da cicatriz", foi publicado hoje, em simultâneo, em Portugal e Moçambique, informou a editora portuguesa Alêtheia Editores.

A obra retrata "uma estória de paixões, luta e perseverança que se confunde com a história do Moçambique pós-independência, e procura desvendar o que se oculta por detrás de uma cicatriz de quem acredita num amanhã radiante para todos", explica a Alêtheia, que publica a obra em Portugal.

A história gira em torno de um casal apaixonado, cujos caminhos se desencontram em Moçambique, no período pós-independência.

O romance resulta de um projeto conjunto da Alêtheia Editores, através da sua chancela Ideia-Fixa, e da Editora Índico, de Moçambique.

Para as duas casas editoriais, "este este tipo de sinergias contribui significativamente para a promoção de autores moçambicanos num espaço mais amplo de língua portuguesa", permitindo "jogar um papel na expansão da cultura moçambicana".

Em Moçambique, o livro estará disponível a partir de sexta-feira, em toda a rede de livrarias portuguesas, e também nas livrarias da Editora Escolar, Mabuku, Ethale Editores, Fundação Fernando Leite Couto e Editora Fundza (Beira).

Bento Baloi nasceu em 1968, no Vieira, um bairro de lata dos subúrbios de Maputo. Jornalista há mais de 30 anos, iniciou a vida literária com contos e poemas publicados em jornais moçambicanos.

O teatro é outra das áreas a que o autor dedicou parte significativa da sua carreira, escrevendo, dirigindo e interpretando papéis em peças, tanto em palco como na rádio.

São de sua autoria peças como "Lágrimas", "Grito Humano", "Adão e Eva, Ámen", "Alarme", "Katina P, o flagelo".

Na área da dança, escreveu "O Filho do Povo" e "Raízes e Percursos", encenados pela coreógrafa moçambicana Pérola Jaime.

A estreia de Bento Baloi na ficção ocorreu em 2018, com "Recados da alma", também com chancela Ideia Fixa.

No Verso da Cicatriz é o seu segundo romance.

Tópicos
pub