Novo teatro inaugurado a 01 Julho, "Capital da Cultura" começa sábado

O presidente da Câmara de Faro revelou hoje que a 01 de Julho será inaugurado o teatro municipal da cidade, estrutura considerada fundamental para a concretização da iniciativa "Faro, Capital Nacional da Cultura", que começa sábado.

Agência LUSA /

"Vai ser uma inauguração com tudo concluído", asseverou José Vitorino aos jornalistas durante uma visita ao local das obras, salientando não haver "nada de complexo que obrigue a uma derrapagem significativa" dos prazos de conclusão.

Tido como estrutura indispensável para a concretização da "Faro Capital Nacional da Cultura 2005", o teatro, cuja construção arrancou em Novembro de 2003, deverá ser inaugurado com um concerto da Orquestra Sinfónica de Londres.

Já a programação definitiva para a abertura oficial do evento, marcada para sábado, permanece uma incógnita, sabendo-se apenas que está prevista uma grande festa de rua, um concerto de música clássica, um espectáculo no Teatro Lethes e a abertura de exposições na cidade de Faro.

Contudo, apesar do corte orçamental de mais de um milhão de euros anunciado na passada semana, o comissário do evento, Rosa Mendes, garantiu em declarações à Agência Lusa que os reajustes na programação poderão passar por uma diminuição de espectáculos, mas nunca da diversidade.

O Teatro Municipal de Faro, constituído por cinco pisos, tem um auditório com capacidade para 800 lugares e condições para projectar filmes de cinema e receber congressos, espectáculos de teatro, música, dança e artes circenses.

O interior do edifício, que inclui o "foyer" com um pequeno bar de apoio, o palco e toda a estrutura cénica, deverá estar concluído a 15 de Maio, prevendo-se que os arranjos exteriores - que incluem a construção de um parque de estacionamento com 200 lugares, zonas livres de carros e espaços verdes -, estejam finalizados a 15 de Junho.

O novo teatro integra o futuro núcleo cultural da cidade, que inclui a reabilitação de dois edifícios históricos contíguos: o Solar da Horta do Ourives, onde funcionará o Gabinete da Cidade, e a Casa das Figuras, que será a sede da Orquestra Regional do Algarve.

O conjunto da Casa das Figuras, junto à qual está a ser construído de raiz um Café Concerto para acolher os ensaios da orquestra e estão a ser reabilitados um tanque e uma nora antigos, deverá estar acabado a 15 de Junho.

Já o solar da Horta do Ourives, que além do posto de informação da cidade integrará um espaço para exposições e tertúlias no primeiro andar, só deverá estar totalmente concluído a 30 de Julho.

O Teatro Municipal de Faro, construído à entrada da cidade, representa um investimento de dez milhões de euros.

PUB