Novos contos de Natal para crianças

O romance "Um Beijo de Columbina" e o livro infantil "O Pai Natal que Veio do Espaço" são os novos títulos que Mário Contumélias lança hoje em Lisboa, com chancela da editora Plátano.

Agência LUSA /

"Um Beijo de Columbina" - história de amor num mundo marcado pela instabilidade social - é, nas palavras do autor, "uma crónica do tempo que vivemos, um fresco sobre o quotidiano das nossas vidas".

A Plátano, que em Junho editou "O Senhor das Surpresas Desagradáveis", anterior ficção de Contumélias, observa que as personagens centrais do novo romance "são pessoas comuns, lidando com as suas contradições, em busca do equilíbrio e da felicidade".

O outro volume de Mário Contumélias, "O Pai Natal que Veio do Espaço", inclui um conto de Natal, ilustrado por Maria João Lopes, e uma segunda narrativa "A História do Castanheiro MágicoÓ".

Este oitavo livro de Mário Contumélias destinado aos mais pequenos faz uma chamada de atenção para a necessidade de cuidar do ambiente e "procura contar histórias que suscitem o convívio de pais e filhos", de acordo com o escritor e a editora.

Antigo jornalista da agência noticiosa ANOP e com 20 anos de profissão no currículo, Mário Contumélias, 57 anos, afastou-se da publicação em 1997, passando a dedicar-se à carreira universitária no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).

No final de Junho, o escritor declarou à Lusa que, durante os anos que esteve sem editar, não deixou de "escrever e apagar" sempre em busca "do rigor narrativo, assente na simplicidade discursiva e literária", uma consequência da "`deformação` em jornalismo".

"Hei-de ser jornalista até morrer e isso nota-se no que escrevo. Tenho a intenção de estabelecer um contacto fácil com o leitor", afirmou, acrescentando que o jornalismo o ensinou a escrever "simples, concreto e conciso", afirmou, à data, o também autor da letra "O Areias é um Camelo".

Entretanto, Mário Contumélias já iniciou a escrita de um novo romance, enquanto a Plátano prepara a edição de "A Princesinha Corajosa" e "Os Três na Toca do Lobo", mais dois títulos destinados a "pais e filhos".

PUB