"O Estranho Caso de Benjamin Button" domina nomeações
Los Angeles, Califórnia, 22 Jan (Lusa) - "O Estranho Caso de Benjamin Button", com 13 nomeações no total, é o filme mais nomeado para a edição deste ano dos Óscares, anunciou hoje a Academia norte-americana de Artes e Ciências Cinematográficas.
A película, com Brad Pitt no principal papel, concorre com "Frost/Nixon", "Milk", "The Reader" e "Slumdog Millionaire" à estatueta dourada de melhor filme.
Para o prémio de melhor filme de animação estão nomeados "Bolt", "O Panda do Kung Fu" e "Wall-e", este último também nomeado para melhor argumento original ao lado de "Frozen River", "Happy-Go-Lucky, "In Bruges" e "Milk".
Na categoria de melhor realizador estão nomeados Danny Boyle ("Slumdog Millionaire"), David Fincher ("O Estranho Caso de Benjamin Button"), Gus Van Sant ("Milk"), Ron Howard ("Frost/Nixon") e Stephen Daldry ("The Reader").
Para melhor argumento adaptado estão nomeados os filmes "O Estranho Caso de Benjamin Button", "Doubt", "Frost/Nixon", "The Reader" e "Slumdog Millionaire".
Já na categoria de melhor película estrangeira estão nomeadas "The Baader Meinhof Complex", da Alemanha, "A Turma", de França, "Departures", do Japão, "Revanche", da Áustria, e "A Valsa com Bashir", de Israel.
"O Estranho Caso de Benjamin Button" obteve ainda nomeações em categorias técnicas como efeitos especiais e caracterização, num total de 13 referências à estatueta dourada.
A 81ª edição dos Óscares está marcada para 22 de Fevereiro no Kodak Theatre, em Los Angeles, e será apresentada pelo actor australiano Hugh Jackman.