O mais antigo poema longo e o vencedor do Prémio Costa entre as novidades de abril

Lisboa, 07 abr (Lusa) - "Dias sem fim", de Sebastian Barry, vencedor do Prémio Costa, "Épico de Gilgamesh", o mais antigo poema longo, da Mesopotâmia, e um livro póstumo de Paulo Varela Gomes são algumas das novidades editoriais para este mês.

Lusa /

A Bertrand Editora lança, no dia 13 de abril, "Dias sem Fim" (no original "Days Without End"), o livro com que o escritor Sebastian Barry venceu o Prémio Costa 2016 e cujo júri descreveu como "um milagre de um livro -- tão épico quanto intimista - que consegue criar espaços para o amor e a segurança, no ruído e no caos da historia".

O livro conta uma história, passada no século XIX, de dois amigos que lutam nas guerras índias e na guerra civil, sentindo os dias cheios de vida apesar dos horrores que presenciam, até ao dia em que conhecem uma menina índia e se veem obrigados a tomar uma decisão.

Pela mesma editora sairá este mês, no dia 13, "Mais poderosa do que a espada", um `bestseller` de Jeffrey Archer, e, no dia 21, "A Mulher-sem-cabeça e o Homem-do-mau-olhado", de Gonçalo M. Tavares, o primeiro livro do escritor português sobre o universo das mitologias, em que o autor recoloca o humano e a história numa dimensão mitológica, para explorar a natureza humana.

No final do mês será ainda reeditado "O Homem da Nave", de Aquilino Ribeiro, com prefácio de Álvaro Domingues, no âmbito da reedição pela Bertrand das obras de Aquilino Ribeiro, como aconteceu com "Cinco Réis de Gente", no final de setembro de 2016.

A editora Tinta-da-China vai publicar, também no dia 21, o livro póstumo de Paulo Varela Gomes, "A Guerra de Samuel e Outros Contos", que colige as narrativas que o escritor deixou antes de morrer, precisamente há um ano.

A Assírio & Alvim, da Porto Editora, vai lançar uma tradução de "Épico de Gilgamesh", um antigo poema da Mesopotâmia, considerado o mais antigo poema longo, e uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial, que aborda uma história de 4.000 anos sobre os feitos do rei da Suméria e fundador da cidade de Uruk, Gilgamesh, e da sua busca pela glória terrena.

A presente edição foi traduzida pelo dramaturgo e professor Francisco Luís Parreira. Edições anteriores de "Gilgamesh", em Portugal, remontam a 1979, e têm tradução do poeta Pedro Tamen a partir da versão inglesa de N. K. Sandars.

Pela Antígona, sai no final da próxima semana a versão integral de "As Veias Abertas da América Latina", do escritor uruguaio Eduardo Galeano, publicada pela primeira vez em Portugal.

Este livro, o primeiro de seis do mesmo autor, que a editora vai lançar no espaço de um ano, faz um relato de cinco séculos de pilhagem de um promissor continente pela Europa e pelos EUA, tendo sido banido por ditaduras sul-americanas e tendo inspirado ativistas em todo o mundo.

"Hoje estarás comigo no paraíso", o novo romance de Bruno Vieira Amaral sobre o assassínio do primo João Jorge, morto no bairro em que ambos viviam no início dos anos de 1980, saiu hoje pela Quetzal que irá publicar, ainda este mês, "A brecha", de João Pedro Porto, que conta a história de um homem que brota do chão de Sagres, desnorteado e desmemoriado, e de outro que, aborrecido, entra pela brecha da parede do seu quarto.

A Quetzal vai publicar também "A Contraluz", de Rachel Cusk, primeiro volume de uma trilogia, em que a figura da narradora se esbate até quase à invisibilidade, um romance que o New York Times considerou "letalmente inteligente".

A PIM Edições coloca este mês novamente nas livrarias os dois primeiros volumes de "Contos Completos", de Beatrix Potter, um dos quais tinha esgotado e o outro fora retirado devido a uma mudança de distribuidor.

Pela Ponto de Fuga, e ainda no âmbito do aniversário de Raul Brandão, vai sair "Pobre de pedir", último livro escrito por este autor antes de morrer, que não era editado há mais de 30 anos, e que revela um escritor assombrado pela ideia da morte, a fazer um balanço da sua vida.

A Relógio D`Água tem agendados, para abril, "O Que Maisie Sabia", de Henry James, e "Frankie e o Casamento", de Carson McCullers, cuja obra a editora começou a reeditar em fevereiro, a propósito do centenário do nascimento da escritora norte-americana.

A editora Guerra & Paz lança os clássicos "Moby Dick", de Herman Melville e "As Aventuras de Tom Sawyer", de Mark Twain.

Tópicos
PUB