"O mundo a seus pés", de Orson Welles, o melhor entre 100.
"O mundo a seus pés", de Orson Welles, continua a ser líder na lista dos 100 melhores filmes da história da Sétima Arte Cinema elaborada pelo Instituto de Cinema norte-americano.
Pela segunda vez nesta década, o Instituto divulgou a lista "Cem anos, cem películas, décimo aniversário" no seu programa especial de televisão de três horas.
Seleccionou os melhores um amplo grupo de críticos, historiadores e especialistas, que acabou por corroborar a opinião dos seus predecessores sobre o valor da obra-prima de Welles.
Se "O mundo a seus pés" se manteve firme no seu posto, o mesmo não aconteceu com o segundo lugar que "Casablanca", de Michael Curtis, ocupava há 10 anos: perdeu-o para "O padrinho", de Francis Ford Coppola, e desceu para o terceiro.
Houve outras alterações nos dez primeiros: "O toiro enraivecido", de Martin Scorsese, subiu do vigésimo lugar para o quarto da lista, e "A mulher que viveu duas vezes", de Alfred Hitchcock, do sexagésimo primeiro para o nono.
Completam o grupo dos 10 da frente "Cantando à chuva", em quinto lugar, e, nas posições seguintes, "E tudo o vento levou", "Lawrence da Arábia", "A lista de Schindler" e "O Feiticeiro de Oz".
Da produção cinematográfica dos últimos 10 anos apenas quatro filmes passaram a fazer parte dos 100 melhores da história (na lista do Instituto): "O senhor dos anéis: a irmandade do anel" (50.º lugar), "O resgate do soldado Ryan" (71.º), "Titanic" (83.º) e "O sexto sentido" (89.º).