"O Primo Basílio", do realizador brasileiro Daniel Filho, estreia-se terça-feira em Lisboa

O filme "O Primo Basílio", do realizador brasileiro Daniel Filho, inspirado no romance homónimo de Eça de Queiroz, com Reynaldo Gianecchini e Débora Falabela nos principais, vai ter a sua primeira exibição pública terça-feira em Lisboa, no cinema Londres.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Exibido na capital portuguesa no âmbito da programação cultural do Fórum Empresarial da Associação Industrial Portuguesa, o filme só será estreado no Brasil em Agosto.

Daniel Filho transpôs a acção do romance da Lisboa de oitocentos para a cidade brasileira de São Paulo em 1958.

Como na história original imaginada por Eça, mas em cenário brasileiro, Luísa continua a ser uma mulher romântica, Basílio, o primo, uma sua paixão antiga, regressa ao cabo de anos de ausência no estrangeiro e sedu-la, e Jorge, o marido, é transformado, de engenheiro a trabalhar no Alentejo, num engenheiro envolvido na construção da nova capital federal, Brasília.

Outra personagem importante na trama, a criada Juliana, tem na versão filmada o papel que já Eça lhe atribuíra, o de desencadeadora do drama que conduzirá Luísa à morte.

Daniel Filho é um consagrado realizador de cinema e televisão do Brasil sob cuja direcção foram produzidos filmes como "Se eu fosse você" e telenovelas como "Gabriela", "Roque Santeiro", "Dancing Days".

Débora Falabela entrou nas telenovelas "O clone" e "Um anjo caiu do céu" e nos filmes "A dona da história" e "Lisbela e o prisioneiro", entre outros.

Reynald Gianecchi é conhecido de telenovelas como "Laços de família", "As filhas da mãe" e "Belíssima". Este ano trouxe a Portugal a peça "Sua Excelência, o candidato" em que desempenhou o papel principal.

Além do realizador e os dois principais actores, estará presente na sessão de terça-feira, no cinema Londres, o governo do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho.


PUB