Obra é "sensacional" e Hélia merece prémio - poetisa cabo-verdiana Carlota de Barros
Cidade da Praia, 18 jun (Lusa) - A obra de Hélia Correia, a romancista portuguesa vencedora na quarta-feira do Prémio Camões 2015, é "sensacional" e a distinção é "merecida", disse à agência Lusa a poetisa cabo-verdiana Carlota de Barros.
Amiga de longa data da autora portuguesa, Carlota de Barros, que reside em Portugal mas apresentou na quarta-feira, na Cidade da Praia, a sua primeira obra de ficção - "Luna, A Noite de Todos os Dias" -, afirmou estar "felicíssima" com o prémio atribuído a Hélia Correia.
"Estou felicíssima, porque Hélia Correia tem uma obra que acho sensacional. É um bom prémio, bem merecido, parabéns à Hélia. Quando regressar a Portugal vou procurá-la e dar-lhe os parabéns pessoalmente. Fico muito contente. Merece", concluiu, lembrando a unanimidade do júri.
O anúncio de Hélia Correia como vencedora do Prémio Camões 2015 foi feito no Rio de Janeiro, no Brasil.
Autora de romance, novela e conto, a escritora receberá um prémio monetário de cem mil euros.
A escolha de Hélia Correia para a 27.ª edição do Prémio Camões foi por unanimidade do júri, que contou com Rita Marnoto, professora na Universidade de Coimbra, Pedro Mexia, crítico literário e escritor, Inocência Mata, professora nas universidades de Lisboa e de Macau, e com os escritores Affonso Romano de Sant`Anna, António Carlos Secchin e Mia Couto.
O Prémio Camões foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989 como forma de reconhecer autores "cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento da literatura de língua portuguesa em todo o mundo", segundo a organização.