Obra mostra relação entre personagens criadas por Camilo e pessoas reais

As personagens da obra camiliana inspiraram a investigadora Maria de Fátima Castro a estabelecer uma comparação com a realidade, daí resultando o livro "Santa Maria de Landim - Os seus espaços e as suas gentes", a lançar dia 09.

Agência LUSA /

O livro da docente universitária - inspirado nos contos, novelas e romances de Camilo Castelo Branco - estabelece uma relação entre as personagens criadas pelo escritor de São Miguel de Ceide e a realidade pesquisada pela autora.

A obra, que investiga o período entre a segunda metade do século XVI e os finais do século XIX, será apresentada no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão.

O paralelismo estabelecido na obra visa dar a conhecer as pessoas, famílias e espaços que habitaram Landim durante um largo período da sua história e identificar diversas personagens das histórias de Camilo, que viveu durante alguns anos naquela freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Personagens que, segundo Maria de Fátima Castro, "existiram na realidade e fazem parte dos registos de baptismos, casamentos e óbitos da freguesia de Landim e de localidades vizinhas", sendo, como mostra a comparação agora estabelecida no livro, pessoas "vivas e reais".

Ainda de acordo com a investigadora, "o confronto entre a ficção e a realidade revela-se um exercício interessante na exploração de personagens como a Brasileira de Prazins, o Cego de Landim, Maria Moisés ou o Senhor do Paço de Niñaes", entre outras figuras.

Os relacionamentos familiares e sociais, os aspectos culturais, as devoções, os costumes e a mentalidade das pessoas são outros aspectos abordados pela escritora, que é licenciada em História e se tem dedicado à investigação da História Local, publicando trabalhos em livro e em periódicos culturais.

Na sequência da apresentação do livro, os professores Newton Sabbá Guimarães e Maria Adelaide Valente farão o lançamento do opúsculo "Landim na Vida e Obra de Camilo Castelo Branco (seguido de) Paisagens Rumorosas de Oiro Rubro e Azul".

Em seguida vai também ser inaugurada no Museu Bernardino Machado a exposição de pintura "Gente", de Helena Santos, autora da capa do livro de Maria de Fátima Castro, que mostrará os seus trabalhos ao público até dia 17 deste mês.

A artista plástica Helena Santos é licenciada em pintura pela ESBAL - Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, tem exposto individualmente desde 1995 e integrado diversas exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro.

PUB