Obra "Profissões do Livro" lançada hoje em Lisboa
A obra "Profissões do Livro", de Jorge Manuel Martins, presidente do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB) será lançada hoje na Faculdade de Letras, na presença da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
O estudo, editado pela Verbo, analisa o papel dos principais actores de produção e difusão do livro e conclui que a reduzida aposta na divulgação e a falta de dados estatísticos são os dois grandes problemas que afectam o livro em Portugal.
Em relação aos dados estatísticos, Jorge Manuel Martins, sociólogo, revelou à agência Lusa que "o Estado quer reunir a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), a União de Editores Portugueses (UEP) e o Instituto Nacional de Estatística (INE) para tentar resolver em breve a situação".
O investigador, que na sua tese aborda o papel dos editores, dos gráficos, dos críticos e dos livreiros, disse também ser necessário "apostar mais na divulgação, algo que se faz muito pouco em Portugal, onde se canaliza quase todo o investimento financeiro para a produção das obras".
"Profissões do Livro - editores e gráficos, críticos e livreiros" inclui uma carta dirigida ao autor por Fernando Guedes, especialista em História do Livro que foi o único português a presidir à União Internacional de Editores, e inclui cinco desenhos de Sempé.
O livro - que parte de uma visão global do livro no mundo e depois particulariza o caso português - será apresentado por António Firmino da Costa, docente do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, e Ivo Castro, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.