Obras de Ai Weiwei e Roy Lichtenstein leiloadas por valores recorde em Nova Iorque

Nova Iorque, Estados Unidos, 10 mai (Lusa) - O tapete feito de sementes de girassol "Sunflower Seeds" do artista e dissidente chinês Ai Weiwei e a a obra "Sleeping Girl" de Roy Lichtenstein foram vendidos por valores recorde num leilão em Nova Iorque.

Lusa /

"Sunflower Seeds" foi vendido por 782 mil dólares (604 mil euros)e "Sleeping Girl" atingiu também um valor recorde para Roy Lichtenstein , ao ser vendida por 44,8 milhões de dólares (34,7 milhões de euros).

As obras de arte foram leiloadas pela Sotheby`s na quarta-feira, uma semana depois daquela casa de leilões ter vendido a obra de Edvard Munch "The Scream" por cerca de 120 milhões de dólares (92,7 milhões de euros), tornando-a a obra de arte mais cara vendida alguma vez vendida em leilão.

Já "Double Elvis", serigrafia a preto e branco de Andy Warhol que não era colocada à venda desde 1995, foi vendida por 37 milhões de dólares (28,6 milhões de euros).

Neste retrato à escala natural, Elvis Presley é apresentado como "cowboy". A estrela do rock foi uma das referência do imaginário popular, à semelhança de Marilyn Monroe, Jackie Kennedy ou Elizabeth Taylor, representadas pelo expoente da Pop Art que fez das celebridades um tema recorrente da sua iconografia.

Tópicos
PUB