Obras de Ai Weiwei e Roy Lichtenstein leiloadas por valores recorde em Nova Iorque
Nova Iorque, Estados Unidos, 10 mai (Lusa) - O tapete feito de sementes de girassol "Sunflower Seeds" do artista e dissidente chinês Ai Weiwei e a a obra "Sleeping Girl" de Roy Lichtenstein foram vendidos por valores recorde num leilão em Nova Iorque.
"Sunflower Seeds" foi vendido por 782 mil dólares (604 mil euros)e "Sleeping Girl" atingiu também um valor recorde para Roy Lichtenstein , ao ser vendida por 44,8 milhões de dólares (34,7 milhões de euros).
As obras de arte foram leiloadas pela Sotheby`s na quarta-feira, uma semana depois daquela casa de leilões ter vendido a obra de Edvard Munch "The Scream" por cerca de 120 milhões de dólares (92,7 milhões de euros), tornando-a a obra de arte mais cara vendida alguma vez vendida em leilão.
Já "Double Elvis", serigrafia a preto e branco de Andy Warhol que não era colocada à venda desde 1995, foi vendida por 37 milhões de dólares (28,6 milhões de euros).
Neste retrato à escala natural, Elvis Presley é apresentado como "cowboy". A estrela do rock foi uma das referência do imaginário popular, à semelhança de Marilyn Monroe, Jackie Kennedy ou Elizabeth Taylor, representadas pelo expoente da Pop Art que fez das celebridades um tema recorrente da sua iconografia.