Obras de Robert e Sonia Delaunay, Hein Semke e Doherty a partir de hoje no CAM

Lisboa, 19 nov (Lusa) - Os artistas Robert e Sonia Delaunay, Hein Semke e Willie Doherty, além da mostra sobre arte e arquitetura, compõem as quatro exposições que hoje são inauguradas no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Lusa /

"O Círculo Delaunay", que fica patente até 22 de fevereiro de 2016, tem curadoria de Ana Vasconcelos e explora o contexto criativo surgido em torno dos artistas Robert e Sonia Delaunay.

O casal viveu um curto exílio em Portugal, em Vila do Conde, de junho de 1915 a janeiro de 1917, juntando em seu redor artistas como Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Eduardo Viana, José Pacheco e o pintor americano Samuel Halper.

"Hein Semke. Um Alemão em Lisboa", exposição com a mesma curadora e patente durante o mesmo período da dedicada ao casal Delaunay, vai apresentar aspetos pouco conhecidos da produção artística do artista alemão Hein Semke (1899-1995) e atualizar o conhecimento sobre a sua obra e o seu contexto criativo.

A exposição incide sobre as obras de arte que compõem a doação feita ao CAM, em 2013, e os livros de artista entretanto doados à Biblioteca de Arte da Fundação.

Semke visitou Portugal em 1929 e que aqui se radicou, nos anos de 1930, com a ascensão nazi na Alemanha, tendo morrido em Lisboa em 1995.

"Willie Doherty. Uma e Outra Vez", com curadoria da diretora do CAM, Isabel Carlos, ficará patente no mesmo período no Centro de Arte Moderna (CAM), mostrando, com caráter ontológico, sobretudo o trabalho mais recente do artista nascido em Derry, em 1959, e duas vezes selecionado para o Prémio Turner (1994 e 2003).

No mesmo dia, é inaugurada a exposição "As Casas na Coleção do CAM", que fica patente até 31 de outubro de 2016, com curadoria de Isabel Carlos e Patrícia Rosas Prior.

A mostra parte da coleção do CAM e reúne obras que relacionam arte e arquitetura, o corpo e a casa, e percorre o século XX, com trabalhos de escultura, pintura, vídeo, fotografia e instalação de artistas como Ana Vieira, Rachel Whiteread ou José Pedro Croft.

Tópicos
PUB