Obras de Robert e Sonia Delaunay, Hein Semke e Doherty a partir de hoje no CAM
Lisboa, 19 nov (Lusa) - Os artistas Robert e Sonia Delaunay, Hein Semke e Willie Doherty, além da mostra sobre arte e arquitetura, compõem as quatro exposições que hoje são inauguradas no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
"O Círculo Delaunay", que fica patente até 22 de fevereiro de 2016, tem curadoria de Ana Vasconcelos e explora o contexto criativo surgido em torno dos artistas Robert e Sonia Delaunay.
O casal viveu um curto exílio em Portugal, em Vila do Conde, de junho de 1915 a janeiro de 1917, juntando em seu redor artistas como Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Eduardo Viana, José Pacheco e o pintor americano Samuel Halper.
"Hein Semke. Um Alemão em Lisboa", exposição com a mesma curadora e patente durante o mesmo período da dedicada ao casal Delaunay, vai apresentar aspetos pouco conhecidos da produção artística do artista alemão Hein Semke (1899-1995) e atualizar o conhecimento sobre a sua obra e o seu contexto criativo.
A exposição incide sobre as obras de arte que compõem a doação feita ao CAM, em 2013, e os livros de artista entretanto doados à Biblioteca de Arte da Fundação.
Semke visitou Portugal em 1929 e que aqui se radicou, nos anos de 1930, com a ascensão nazi na Alemanha, tendo morrido em Lisboa em 1995.
"Willie Doherty. Uma e Outra Vez", com curadoria da diretora do CAM, Isabel Carlos, ficará patente no mesmo período no Centro de Arte Moderna (CAM), mostrando, com caráter ontológico, sobretudo o trabalho mais recente do artista nascido em Derry, em 1959, e duas vezes selecionado para o Prémio Turner (1994 e 2003).
No mesmo dia, é inaugurada a exposição "As Casas na Coleção do CAM", que fica patente até 31 de outubro de 2016, com curadoria de Isabel Carlos e Patrícia Rosas Prior.
A mostra parte da coleção do CAM e reúne obras que relacionam arte e arquitetura, o corpo e a casa, e percorre o século XX, com trabalhos de escultura, pintura, vídeo, fotografia e instalação de artistas como Ana Vieira, Rachel Whiteread ou José Pedro Croft.