"Obrigada, patrão", de Rui Lacas, eleito o melhor álbum pelo Festival da Amadora
Lisboa, 01 Nov (Lusa) - O livro "Obrigada, patrão", com desenho e argumento de Rui Lacas, foi eleito o melhor álbum de banda desenhada portuguesa pelo Festival Internacional de BD da Amadora (FIBDA), foi hoje anunciado.
O livro, editado em finais de 2007 pela Asa, conquistou também o prémio de "Melhor Argumento para Álbum Português" pelo júri do FIBDA.
"Obrigada, patrão" passa-se nos anos 1980, na Zambujeira do Mar e conta a história trágica uma rapariga que vai trabalhar para casa do patrão da sua mãe.
Rui Lacas lançou esta história pela primeira vez em 2006 directamente no mercado francês, pela editora Paquet, com o título "Merci, patron", uma oportunidade de edição que resultou de contactos feitos no festival de BD de Angoulême, em França.
A edição francesa foi premiada em 2007 na Amadora na categoria "Melhor álbum português em língua estrangeira".
Ilustrador e cartoonista, Rui Lacas é autor, entre outros, de "A cauda do tigre" (1998), "A filha do caranguejo" (2001) e "Que é feito do meu Natal?" (2002).
António Jorge Gonçalves venceu hoje o prémio de "Melhor Desenho para álbum português", pelo trabalho na novela gráfica "Rei", feito em parceria com o escritor Rui Zink.
"Muchacho - tomo 2", de Pierre Lepage, foi eleito o melhor álbum de autor estrangeiro e "Amuado, aluado, tatuado", de Jerry Scott e Jim Borgman, o melhor de tiras humorísticas.
Com o desenho de "O meu vizinho é um cão", da editora Planeta Tangerina, Madalena Matoso venceu o prémio de "Melho ilustração para livro infantil".
Pelo segundo ano consecutivo, a publicação "Venham +5", que reúne trabalhos de vários autores de BD, coordenada por Paulo Monteiro e publicada pela Bedeteca de Beja, venceu o prémio de "Melhor Fanzine".
Na categoria "Clássicos da nona arte" foram eleitos "Blueberry: A mina do alemão perdido" e "O espectro das balas de ouro", de Charlier e Giraud, editados em parceria entre a Asa e o jornal Público.
Vicaro, pseudónimo artístico do autor de banda desenhada Victor Mesquita, de 69 anos, foi homenageado com o troféu de honra, e a banda desenhada "Wanya, Escala em Orongo", criada nos anos 1970 por Nelson Dias e Augusto Mota, recebeu o prémio Juventude.
Os prémio foram atribuídos hoje na Amadora, no segundo fim-de-semana do festival, que está a decorrer no Fórum Luís de Camões.
A 19/a edição do FIBDA, que termina a 09 de Novembro, tem como tema central a Ficção Científica e a Tecnologia, com várias exposições de autores portugueses e estrangeiros que abordaram a temática, com originais dos heróis Flash Gordon e Valérian e dos autores Moebius, Kevin O`Neill, Alberto Breccia, entre outros.
Há ainda vários núcleos expositivos dedicados aos autores distinguidos no FIBDA de 2007, como Luís Henriques, Carla Pott, Nuno Markl e Jean-Claude Denis.
Hoje e domingo são esperados no festival autores como Maurício de Sousa, pai da Turma da Mônica, Mathieu Sapin, Zoran Janjetov e o actor Richard LeParmentier, que integrou o elenco de um filme da "Guerra das Estrelas".
SS.