Oito das dez músicas finalistas do concurso Lusavox cantadas em português

Oito das dez canções finalistas do concurso on-line Lusavox, dirigido a portugueses residentes no estrangeiro, são cantadas integralmente em português, apesar do regulamento admitir que estas contenham apenas algumas frases em língua portuguesa.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Das 200 músicas originais seleccionadas para concorrerem ao Lusavox, o júri constituído por músicos e intérpretes portugueses escolheu dez para serem apresentadas no Festival de Música, a realizar em Agosto, em Braga.

Apesar do regulamento permitir que pelo menos uma estrofe seja cantada em língua portuguesa, só as músicas de Nerissa Santimano, de Goa, e da dupla "Voz de Mais", dos Estados Unidos, é que têm parte das letras em inglês.

França vai ser o país mais representado em Braga com a actuação em palco de Estefânia, com a música "Vivo para Cantar" e do duo Sinfonia, composto pelos irmãos Hugo Miguel (19 anos) e Andreia Filipa (21 anos), que vão cantar "Gosto de Ti".

"Chamas" é a música que Paul da Silva, 25 anos e residente em Londres, vai apresentar, enquanto David Mourato, do Luxemburgo, leva ao palco "Assim Senti".

O Hip Hop vai estar representado pelo grupo "CARLITOS & DoN JaY", constituído pelos primos Carlos e Johnny, da Alemanha e Holanda, respectivamente, que vão interpretar "Tu e Eu", a música mais ouvida on-line das dez seleccionadas para a final do Lusavox, tendo sido clicada 104.596 vezes.

O duo "Voz de Mais", constituído por dois portugueses dos Estados Unidos, também optou pelo Hip Hop, com a música "Stand Up", cantada em português e em inglês.

"Absolutamente toda a gente" é o nome da canção que será interpretada pela Jessica Loureiro, uma jovem luso-descendente residente na África do Sul, enquanto Irina Costa, do Brasil, vai cantar "Voltinha de Esquinas" e Telmo Miranda, do Canadá, apresenta "Amaste e não deu certo".

A luso-descendente Nerissa Santimano, residente em Goa, Índia, interpreta "Sem Asas", que tem a particularidade de ser cantada em português, inglês e concani, língua goesa.

O Lusavox é um concurso on-line de descoberta de talentos musicais lançado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas em conjunto com o portal Sapo, a Valentim de Carvalho e a RTP.

O concurso tem como principal promotora a cantora luso-descendente Nelly Furtado e conta também com as participações da fadista Mariza, de Zé Pedro (dos Xutos e Pontapés), Boss AC, Mafalda Veiga e João Pedro Pais.

De acordo com a Secretaria de Estado das Comunidades, o site do concurso (www.lusavox.sapo.pt) já teve cinco milhões de visitas e as músicas foram ouvidas mais de 770 mil vezes.

A 12 de Agosto, os dez finalistas vão subir ao palco do Theatro Circo, em Braga, de onde sairá um vencedor, que terá como prémio gravar um CD.

Os utilizadores do Sapo irão também escolher o seu favorito, através de uma votação on-line, sendo atribuído ao vencedor um prémio de cinco mil euros.

O Festival de Música irá ser transmitido na RTP Internacional e na RDP Internacional.


PUB