Oito das dez músicas finalistas do concurso Lusavox cantadas em português
Oito das dez canções finalistas do concurso on-line Lusavox, dirigido a portugueses residentes no estrangeiro, são cantadas integralmente em português, apesar do regulamento admitir que estas contenham apenas algumas frases em língua portuguesa.
Das 200 músicas originais seleccionadas para concorrerem ao Lusavox, o júri constituído por músicos e intérpretes portugueses escolheu dez para serem apresentadas no Festival de Música, a realizar em Agosto, em Braga.
Apesar do regulamento permitir que pelo menos uma estrofe seja cantada em língua portuguesa, só as músicas de Nerissa Santimano, de Goa, e da dupla "Voz de Mais", dos Estados Unidos, é que têm parte das letras em inglês.
França vai ser o país mais representado em Braga com a actuação em palco de Estefânia, com a música "Vivo para Cantar" e do duo Sinfonia, composto pelos irmãos Hugo Miguel (19 anos) e Andreia Filipa (21 anos), que vão cantar "Gosto de Ti".
"Chamas" é a música que Paul da Silva, 25 anos e residente em Londres, vai apresentar, enquanto David Mourato, do Luxemburgo, leva ao palco "Assim Senti".
O Hip Hop vai estar representado pelo grupo "CARLITOS & DoN JaY", constituído pelos primos Carlos e Johnny, da Alemanha e Holanda, respectivamente, que vão interpretar "Tu e Eu", a música mais ouvida on-line das dez seleccionadas para a final do Lusavox, tendo sido clicada 104.596 vezes.
O duo "Voz de Mais", constituído por dois portugueses dos Estados Unidos, também optou pelo Hip Hop, com a música "Stand Up", cantada em português e em inglês.
"Absolutamente toda a gente" é o nome da canção que será interpretada pela Jessica Loureiro, uma jovem luso-descendente residente na África do Sul, enquanto Irina Costa, do Brasil, vai cantar "Voltinha de Esquinas" e Telmo Miranda, do Canadá, apresenta "Amaste e não deu certo".
A luso-descendente Nerissa Santimano, residente em Goa, Índia, interpreta "Sem Asas", que tem a particularidade de ser cantada em português, inglês e concani, língua goesa.
O Lusavox é um concurso on-line de descoberta de talentos musicais lançado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas em conjunto com o portal Sapo, a Valentim de Carvalho e a RTP.
O concurso tem como principal promotora a cantora luso-descendente Nelly Furtado e conta também com as participações da fadista Mariza, de Zé Pedro (dos Xutos e Pontapés), Boss AC, Mafalda Veiga e João Pedro Pais.
De acordo com a Secretaria de Estado das Comunidades, o site do concurso (www.lusavox.sapo.pt) já teve cinco milhões de visitas e as músicas foram ouvidas mais de 770 mil vezes.
A 12 de Agosto, os dez finalistas vão subir ao palco do Theatro Circo, em Braga, de onde sairá um vencedor, que terá como prémio gravar um CD.
Os utilizadores do Sapo irão também escolher o seu favorito, através de uma votação on-line, sendo atribuído ao vencedor um prémio de cinco mil euros.
O Festival de Música irá ser transmitido na RTP Internacional e na RDP Internacional.