"Olho Negro", filme de estreia de Paolo Marinou-Blanco

"Olho Negro", uma história de três personagens, dois homens fascinados por uma mulher que desaparece em circunstâncias inexplic áveis, é o primeiro filme do realizador português Paolo Marinou-Blanco e está a ser rodado em Lisboa.

Agência LUSA /

"É uma amizade que se cria entre dois homens, um inglês, que é um actor falhado, já velho, alcoólico e exilado, de certa forma, em Portugal e um jovem serralheiro. Ambos têm uma espécie de fascinação pela mesma mulher e a amizade s urge quando ela desaparece em circunstâncias inexplicáveis", contou hoje à Agênc ia Lusa Marinou-Blanco.

A equipa de filmagens ocupa por alguns dias o grupo excursionista "Vai Tu", junto ao elevador da Bica, no centro de Lisboa. É ali que numa modesta mesa de café realizador e actores trocam impressões antes de começar a filmar noite dentro.

Este é o bar onde Alex, personagem interpretado pelo actor britânico Ro bert Pugh, 56 anos, passa grande parte do tempo. Quando não está a trabalhar, fa zendo narrações para vídeos turísticos, está aqui a beber ou então está a dormir .

Os outros dois personagens deste filme são Bruno, o jovem serralheiro, interpretado pelo actor Nuno Lopes, 28 anos, e Irene, personagem a que dá vida a actriz Rita Loureiro.

Marinou-Blanco, 34 anos, explicou que a escolha do elenco foi feita dep ois de um "casting" bastante exaustivo "tanto aqui como em Londres".

"Estes são os melhores que eu vi. No final, acabei por escolher os dois actores mais pelas características humanas, já que fisicamente os tinha imagina do diferentes, mais franzinos. A Rita Loureiro encaixa-se na personagem tanto na perspectiva humana como física", adiantou.

As filmagens começaram em Lisboa no início de Julho e devem terminar a 12 de Agosto, havendo uma semana de rodagem em Cáceres, Espanha.

Além destes três personagens, o filme tem mais quatro papéis, mas "são minúsculos", segundo Marinou-Blanco, que é também o argumentista.

Com este filme, que é a sua primeira longa-metragem, Paolo Marinou-Blan co concretiza um projecto que tem desde 2002, mas que já mudou muito desde então .

O filme é falado em português e em inglês e conta com um financiamento do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) de cerca de 450 mil euro s.

"Foi a segunda vez que concorri, à primeira fui rejeitado pelo ICAM, ma s à segunda consegui".

Paolo Marinou-Blanco nasceu em Nova Iorque filho de pai português e de mãe grega, viveu em vários países, mas - disse - "culturalmente sinto-me portugu ês". Estudou em Londres, onde fez teatro, e só aos 28 anos teve aquilo a que chamou "a pancada do cinema".

Partiu então para Nova Iorque onde estudou três anos e fez alguns trab alhos como director de fotografia.

Fez ainda um estágio de realização com Spike Lee, em Los Angeles, num p rojecto que considerou "uma experiência incrível".

Sobre o cinema português revelou que gosta dos filmes de João César Mon teiro e de Marco Martins, o realizador de "Alice", interpretado por Nuno Lopes e que lhe mereceu os elogios da crítica em 2005.

"Olho Negro" deverá estrear nas salas de cinema na Primavera de 2007.

PUB