Oliveira do Hospital investe 1,5 milhões de euros na ampliação da Casa da Cultura
A Câmara de Oliveira do Hospital vai investir 1,5 milhões de euros na requalificação e ampliação da Casa da Cultura César Oliveira, cujo projeto de arquitetura foi hoje apresentado.
O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, disse à agência Lusa que o espaço cultural renovado de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, terá um auditório com 300 lugares e as obras deverão estar concluídas em 2017.
A empreitada insere-se "numa requalificação desta zona da cidade", onde há 23 anos foi inaugurada a Casa da Cultura César Oliveira, e abrange o alargamento desta para o imóvel contíguo que acolheu o antigo colégio Brás Garcia de Mascarenhas.
"Este colégio é um edifício histórico de Oliveira do Hospital, mas está bastante degradado", adiantou José Carlos Alexandrino, no dia em que o projeto foi divulgado em sessão da Câmara Municipal.
Trata-se de um empreendimento financiado por fundos europeus, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento para o período 2014-2020.
A requalificação do colégio Brás Garcia de Mascarenhas vai permitir albergar a Universidade Sénior de Oliveira do Hospital.
O projeto prevê também uma sala de exposições, uma área para concertos e outros espetáculos ao ar livre e um balcão de boas-vindas e atendimento aos turistas.
A atual Casa da Cultura foi inaugurada em 1993, no dia 07 de outubro, feriado municipal, e José Carlos Alexandrino prevê que a inauguração das obras de remodelação e ampliação possam ser inauguradas na mesma data, em 2017.
Em 1993, quando a autarquia era presidida pelo falecido historiador César Oliveira, que dá nome ao equipamento público, não havia qualquer sala de cinema em Oliveira do Hospital.