Cultura
Open House Porto é este fim de semana
Uma das atrações principais do roteiro proposto este ano para a Open House Porto é o Terminal de Cruzeiros de Leixões. O edifício é novo, é finalista de um dos mais prestigiados concursos mundiais de arquitetura (AZAwards) e "porque é uma fronteira de Portugal, tem normalmente visitas vedadas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras", explica Nuno Sampaio.
Em Matosinhos para além do novo marco arquitetónico do Porto de Leixões, abrem-se outras portas que por norma estão fechadas. São casas particulares - "As primeiras quatro encomendas privadas feitas ao arquiteto Siza Vieira, mas também as (nove) casas pátio do arquiteto Souto Moura", explica no jornal 2 o diretor executivo da casa da Arquitetura, que organiza a iniciativa.
Os edifícios das três câmaras municipais vão também ter visitas guiadas a espaços que normalmente estão vedados ao grande público. São obras de três grandes arquitetos portugueses. Alcino Soutinho a de Matosinhos, José Marques da Silva, a de Gaia, e Correia da Silva, a do Porto.
A edição deste ano possibilita também a visita organizada a espaços que não são obras de arquitetos. Exemplos disto mesmo - os laboratórios do engenheiro Edgar Cardoso anexos às pontes da Arrábida e de S. João, ou o interior da Ponte do Freixo, uma obra do engenheiro António Reis.
Ao todo serão mais de cinco dezenas de edifícios que dificilmente podem ser visitados a não ser no âmbito desta festa da arquitetura.