Ópera cómica "As Damas Trocadas" estreia hoje no Auditório Eunice Munõz

A ópera cómica "As Damas Trocadas", da autoria do compositor português do século XVIII Marcos Portugal, estreia hoje no Auditório Eunice Munõz, em Oeiras, com encenação do actor Paulo Matos.

Agência LUSA /

A produção, feita com o apoio das Câmaras Municipais de Oeiras e de Cascais, estreia às 21:30 e repete récitas também nos dias 21 e 22.

O libreto desta ópera é baseado em situações importadas da tradição popular da Commedia dell`Arte italiana, com os personagens ricos e avarentos a serem enganados pelas suas amantes e criados, com um desfecho repleto de cenas cómicas, pancadaria e lições de moral.

Em "As Damas Trocadas", Marcos Portugal introduz um elemento novo, que é a presença do criador enquanto metáfora bíblica, que detém o poder sobre o destino e a moral das personagens.

O elenco tem a participação da soprano Elvira Ferreira, o baixo Eduardo Viana, a soprano Sandra Medeiros, o barítono Luís Rodrigues e ainda os actores Alberto Lobo da Silva, Ciro Telmo e Paulo Matos.

A música será interpretada pela Orquestra das Câmaras de Cascais e Oeiras, com direcção musical de Nicolai Lalov.

O compositor Marcos Portugal nasceu em Lisboa a 24 de Março de 1762 e viria a falecer a 07 de Fevereiro de 1830 no Rio de Janeiro, onde se tinha refugiado por ter sido acusado de jacobinismo em Portugal.

Estudou composição e canto desde muito jovem com o mestre João de Sousa Carvalho e viria a destacar-se no canto, como tenor, e na criação de óperas e música religiosa.

Algumas das suas óperas foram apresentadas com grande êxito em Lisboa, Veneza, Florença e Londres, nomeadamente "La Morte di Semiramide", "L`Oro non compra Amore", "O juramento dos Numes", "Le moniteur Universel", "Fernando in Messico", "Non Irritar le Donne" e "La Speranza o sia L`Augurio Felice".

PUB