Ópera cómica "As Damas Trocadas" estreia hoje no Auditório Eunice Munõz

por Agência LUSA

A ópera cómica "As Damas Trocadas", da autoria do compositor português do século XVIII Marcos Portugal, estreia hoje no Auditório Eunice Munõz, em Oeiras, com encenação do actor Paulo Matos.

A produção, feita com o apoio das Câmaras Municipais de Oeiras e de Cascais, estreia às 21:30 e repete récitas também nos dias 21 e 22.

O libreto desta ópera é baseado em situações importadas da tradição popular da Commedia dell`Arte italiana, com os personagens ricos e avarentos a serem enganados pelas suas amantes e criados, com um desfecho repleto de cenas cómicas, pancadaria e lições de moral.

Em "As Damas Trocadas", Marcos Portugal introduz um elemento novo, que é a presença do criador enquanto metáfora bíblica, que detém o poder sobre o destino e a moral das personagens.

O elenco tem a participação da soprano Elvira Ferreira, o baixo Eduardo Viana, a soprano Sandra Medeiros, o barítono Luís Rodrigues e ainda os actores Alberto Lobo da Silva, Ciro Telmo e Paulo Matos.

A música será interpretada pela Orquestra das Câmaras de Cascais e Oeiras, com direcção musical de Nicolai Lalov.

O compositor Marcos Portugal nasceu em Lisboa a 24 de Março de 1762 e viria a falecer a 07 de Fevereiro de 1830 no Rio de Janeiro, onde se tinha refugiado por ter sido acusado de jacobinismo em Portugal.

Estudou composição e canto desde muito jovem com o mestre João de Sousa Carvalho e viria a destacar-se no canto, como tenor, e na criação de óperas e música religiosa.

Algumas das suas óperas foram apresentadas com grande êxito em Lisboa, Veneza, Florença e Londres, nomeadamente "La Morte di Semiramide", "L`Oro non compra Amore", "O juramento dos Numes", "Le moniteur Universel", "Fernando in Messico", "Non Irritar le Donne" e "La Speranza o sia L`Augurio Felice".

pub