Oratória de Natal, de Johann Sebastian Bach, no CCB, pela Akademie fur Alte Musik de Berlim e o Rias Kammerchor

Lisboa, 04 Dez (Lusa) - A Oratória de Natal de Johann Sebastian Bach vai ser ouvida no Grande Auditório do CCB, dia 14, numa interpretação de dois dos mais representativos agrupamentos europeus de música barroca, a Akademia fur Alte Musik Berlin e o Rias Kammerchor.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A direcção do concerto, que se inicia às 21:00 está a cargo do maestro alemão Hans-Christoph Rademann. Os solistas são Jutta Bohnert (soprano), Franziska Gottwald (contralto), Maximilian Schmitt (tenor) e Roderick Williams (baixo).

Das três oratórias como tal expressamente designadas por Bach (Natal, Páscoa e Ascensão), a primeira "é a mais longa e mais conhecida", refere o CCB numa nota sobre o concerto.

Centradas na celebração do nascimento de Cristo, as seis cantatas foram compostas por Bach com material musical novo e excertos de cantatas profanas anteriormente escritas. A estreia das seis ocorreu, faseadamente, entre o Natal de 1734 e as primeiras semanas de 1735 em Leipzig.

A Akademie fur Alte Musik Berlin esteve em Março passado em Portugal para participar no espectáculo "Dido e Aeneas", da companhia Sasha Waltz & Guests.

Com um já amplo currículo de concertos ao vivo e gravações em estúdio, o agrupamento berlinense é considerado um dos mais importantes da actualidade, na área do Barroco.

"O ensemble inteiro - escreveu sobre o grupo o jornal The London Times - parece respirar como um único organismo, tendo como consequência o facto de poderem ousar, alcançando aquilo que ensembles maiores que um quarteto muitas vezes não conseguem".

Para o "New York Times", "o som da Akademie é coeso e requintado (quando o requinte é desejado), com um sentido de ritmo marcadamente incisivo".

RMM.


PUB