Orquestra Clássica do Centro assume gestão do Pavilhão Centro de Portugal a 10 de Junho
Coimbra, 02 Jun (Lusa) - A Câmara de Coimbra celebra o protocolo de cedência e utilização do Pavilhão Centro de Portugal à Orquestra Clássica do Centro a 10 de Junho, dia em que a OCC dá ali o seu concerto inaugural.
O protocolo a celebrar no Dia de Portugal abrange um período de cinco anos, renovável, vinculando o Pavilhão como espaço sede da OCC, à qual passa a caber a sua gestão cultural.
"A Orquestra Clássica do Centro fica com a gestão do Pavilhão, no cumprimento dos interesses culturais da cidade e da região", afirmou hoje, em conferência de imprensa, o vereador da Cultura da Câmara de Coimbra, Mário Nunes.
No concerto inaugural no novo espaço, a OCC vai actuar com a participação do Coro dos Antigos Orfeonistas do Orfeon Académico da Universidade de Coimbra e o tenor Carlos Guilherme, interpretando obras de vários compositores portugueses e de Mendelsshon, Verdi e Carl Orff, entre outros.
No pavilhão concebido por Siza Vieira e Souto Moura para a Expo 2000, em Hannover, a OCC compromete-se a continuar a desenvolver "um projecto fundamental para a cidade e para a região", insistindo na vertente pedagógica e na criação de novos públicos, referiu a presidente da direcção da Orquestra, Emília Martins.
"É uma nova realidade, um novo desafio, vai permitir desenvolver a nossa actividade com maior autonomia", afirmou, adiantando que o objectivo é transformar aquele espaço "quase numa casa da música da cidade e da região".
Segundo a presidente, a programação da OCC para o Pavilhão Centro de Portugal será apresentada na próxima semana.
"Vai ser feita uma programação que vai agradar a todos", salientou Mário Nunes.
Na perspectiva do maestro titular da Orquestra, Virgílio Caseiro, o Pavilhão Centro de Portugal, situado no Parque Verde do Mondego, "pode ter uma importância extraordinária para a cidade".
"Tem uma localização fantástica. A sala tem uma volumetria interessante para espectáculos musicais, mas também multimédia. As pessoas que gostem de música certamente vão encontrar ali um ambiente acolhedor, aberto a toda a música, a todas as manifestações musicais, desde que de qualidade", realçou.
A Orquestra Clássica do Centro assinala, em 2008, sete anos de actividade.
Desde Junho de 2005, as actividades do Pavilhão Centro de Portugal têm-se desenrolado ao abrigo de um protocolo entre a Câmara de Coimbra e a Fundação de Serralves que expira na próxima sexta-feira.