Orquestra de Violas da Terra atua hoje em Ponta Delgada para divulgar este instrumento musical dos Açores

Ponta Delgada, 26 fev (Lusa) -- A Orquestra de Violas da Terra, um instrumento musical típico dos Açores, sobe hoje ao palco no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, num espetáculo único que será transmitido em direto na Internet.

Lusa /

O concerto conta com três dezenas de músicos, entre os 8 e os 65 anos, o maior conjunto de tocadores deste instrumento alguma vez reunido, numa organização conjunta da Associação de Juventude Viola da Terra e do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Neste espetáculo, que se integra num projeto iniciado no ano passado para recuperar e divulgar a viola da terra, será apresentado um tema original escrito especificamente para a Orquestra de Violas da Terra.

O espetáculo, com direção musical de Rafael Carvalho, além da orquestra, conta com a participação do Coro Infantil do Conservatório Regional de Ponta Delgada, da pianista Ana Paula Andrade, da cantora Ana Medeiros e do percussionista Lázaro Raposo, podendo ser seguido em direto na Internet através do endereço http://www.facebook.com/AcoresPRO.

A viola da terra, também conhecida como viola de arame ou viola de dois corações, é um instrumento semelhante ao violão, mas de dimensões mais pequenas.

Uma das suas características é a existência de dois corações, com as pontas em sentidos opostos ligados por um coração mais pequeno, em vez do buraco existente no tampo.

Este instrumento musical possui cinco parcelas de 12 cordas, sendo afinado do mais agudo para o mais grave nas ilhas dos grupos Central e Ocidental, enquanto no grupo Oriental dos Açores a afinação é feita num tom mais baixo.

No passado, a viola da terra fazia parte do dote do noivo e o seu lugar na casa durante o dia era em cima de uma colcha axadrezada, como adorno do quarto do casal.

A viola era colocada com as cordas para baixo, em contacto com o tecido da colcha para impedir que ganhasse humidade, já que se trata de um instrumento musical muito sensível a variações climatéricas.

Tópicos
PUB