Orquestra Sinfónica de São Paulo actua em Lisboa
A Orquestra Sinfónica de São Paulo (OSESP) actua no sábado em Lisboa, no âmbito da sua digressão por diversas cidades europeias, informaram os organizadores.
Na apresentação em Lisboa, no Coliseu dos Recreios, sob a regência do maestro John Neschling, a orquestra, de 110 elementos, apresentará um repertório variado, do clássico ao moderno.
O programa escolhido inclui os compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, o mexicano Silvestre Revueltas e o argentino Alberto Ginastera, além de Rachmaninov, Debussy, Respighi, Bartók e Tchaikovsky.
A digressão, entre os dias 06 e 29 de Março, é a mais importante já realizada por uma orquestra brasileira no estrangeiro e inclui 16 concertos em Espanha, Suíça, Áustria, Portugal, Alemanha, França, Hungria e Polônia.
Os pianistas brasileiro Nelson Freire e húngaro Desz¸ Ranki acompanham o grupo como solistas convidados da deslocação, que assinala os dez anos da direcção artística do maestro John Neschling.
Criada em 1954, a OSESP, actualmente uma das mais importantes orquestras sinfónicas brasileiras, já realizou duas "tournées" nos Estados Unidos e outras duas na América do Sul.
Com uma temporada anual de mais de 130 espectáculos, a OSESP vai actuar também na Argentina e no Uruguai, até ao fim do ano, e na Ásia, em 2008.