Orquestra Sinfónica Londres e Paula Rego marcam Julho da Faro2005

Um concerto pela Orquestra Sinfónica de Londres e a exibição de trabalhos de Paula Rego são alguns dos eventos da iniciativa Faro Capital Nacional da Cultura 2005 que prometem animar a região algarvia no mês de Julho.

Agência LUSA /

Dois meses após o arranque da Faro 2005 prevê-se que sejam inauguradas em Julho 11 exposições, incluindo a da World Press Photo, havendo mais de 15 espectáculos programados de uma ponta à outra da região, entre música, dança, teatro e novo circo.

A inauguração do Teatro Municipal de Faro, a 1 de Julho, é um dos grandes trunfos para o sucesso da Faro 2005, que passa assim a contar com a maior sala de espectáculos da região, com capacidade para cerca de 800 pessoas.

Na área do teatro, o destaque vai para o festival Cenas na Rua, que decorre entre 3 e 17 de Julho em Tavira e integra, entre outros, o espectáculo inglês "The Spurting Man" e a peça "Alma Grande", pelo grupo de teatro O Bando.

O novo circo também marca presença no festival, com o espectáculo "Giroflé", apresentado em Tavira, pela companhia portuguesa Circolando, mas que também será levado a Aljezur, nos dias 22 e 23.

No campo da dança, de assinalar o espectáculo "Continuous Me", apresentado no Cine-Teatro de S.Brás de Alportel a 2 de Julho, e "A Sagração da Primavera", que sobe ao palco do Teatro Municipal de Faro a 20 de Julho.

Um concerto da Orquestra Sinfónica de Londres inaugura no dia 1 de Julho o Teatro Municipal de Faro, por onde passarão também a Orquestra Sinfónica Portuguesa, no dia 14, e a Remix Orquestra, no dia 23.

Destaque ainda para o concerto de Ana Bela Chaves e Olga Prats a ter lugar no dia 20 no Centro Cultural de Lagos e onde serão apresentadas obras de Bach, Vitorino de Almeida e Piazzola.

Para o mês de Julho estão ainda previstas estreias de várias exposições, nomeadamente da World Press Photo 2005, que estará patente ao público entre 06 e 31 de Julho na zona ribeirinha de Portimão.

Em estreia absoluta vão estar ainda as exposições "Lagos anos 60 - Álvaro Lapa, Joaquim Bravo, Palolo e Cutileiro", patente no Centro Cultural de Lagos a partir de 9 de Julho, e "Casas", uma mostra de desenhos do arquitecto Álvaro Siza Vieira presente na Galeria Trem, em Faro, a partir de 30 de Julho.

Pintura, desenho e gravura de Paula Rego pode também ser vista a partir de 2 de Julho e até 10 de Setembro no Palácio da Galeria, em Tavira, local onde estará também patente ao público a exposição "Xana - Arte Opaca e outros Fantasmas", entre as mesmas datas.

Na área do cinema, o destaque vai para o ciclo de cinema ao ar livre "Fora do Sítio" que, entre 11 de Julho e 19 de Agosto, levará às populações do interior algarvio 15 filmes.

Paralelamente, será exibido entre 4 e 10 de Julho no Teatro Lethes, em Faro, o ciclo "É mesmo a nossa cara", que integra vários documentários portugueses premiados quer em festivais portugueses, quer estrangeiros.

Os Claustros do Convento do Carmo, em Tavira, acolherão, entre 15 a 26 de Julho, a 6ª Mostra de Cinema Europeu de Tavira 2005.

Por último, no campo da criação literária, está previsto para o mês de Julho o lançamento da antologia de poesia "Algarve, todo o Mar" e do livro "Algarve visto do Céu", obra que reúne centenas de fotografias aéreas da região.


PUB