Os documentos e memórias de Albert Einstein estão online

Cartas, artigos, postais, blocos de notas e diários de Albert Einstein foram disponibilizados pelas Universidades de Princeton e de Jerusalém. O espólio deixado pelo físico chega aos 80 mil documentos que estão agora a ser divulgados em volumes.

Andreia Martins, RTP /
Reuters

O projeto Einstein Papers Project começou na passada semana a divulgar os documentos deixados por uma das maiores figuras de sempre da Física. Albert Einstein deixou os direitos de propriedade de mais de 80 mil documentos à Hebrew University of Jerusalem quando morreu, em 1955.

São cerca de 5 mil documentos disponibilizados no 13º volume do projeto, entre cartas, artigos, notas pessoais e postais. Documentos que remontam a 1923, com anotações e detalhes da política, cultura e dia-a-dia contemporâneos.

Diana Kormos-Buchwald, física e historiadora de ciência do California Institute of Technology, é a responsável por este projeto que tem como objetivo trazer a público as memórias pessoais de Einstein em 30 diferentes volumes. A vida e obra do físico já estava disponível em 12 volumes nos arquivos digitais da Hebrew University.

O espólio (em inglês e em alemão) disponibilizado esta semana reúne os blocos de notas onde Einstein estudou e desenvolveu a Teoria da Relatividade. Mas tem também o lado mais pessoal de Einstein: cartas de amor, documentos do divórcio, correspondência com amigos e pessoas próximas da juventude.

Em janeiro de 2015 será publicado o 14º volume do projeto, com 1000 novos documentos.
Tópicos
PUB