"Os Simpsons" cumprem 500.º episódio e convidam fundador do portal Wikileaks
Washington, 20 fev (Lusa) - "Os Simpsons", criados em 1987 por Matt Groening, cumpriram nesta noite o 500.º episódio, que contou com o fundador do portal Wikileaks como convidado, com a série a afirmar-se como uma das mais longas em exibição no pequeno ecrã.
Tal como nos primeiros dias, tudo começou com Homer, Marge, Bart, Lisa e a pequena Maggie a regressarem a casa para se sentarem em frente à televisão, onde os mesmos fizeram história, ao conquistarem 27 prémios Emmy e ao alcançar a marca dos 500 episódios, barreira somente superada por "Lassie" e "Gunsmoke".
Criada em 1987, como uma experiência piloto, a série crítica "Os Simpsons" é considerada aquela que na história foi emitida durante mais tempo no horário nobre dos Estados Unidos e uma das que conseguiu maior alcance internacional.
Ao longo de 23 temporadas, inauguradas em 1989, com um primeiro episódio de meia hora emitido pela cadeia Fox, "a família amarela" de Springfield mostrou ao mundo com sarcasmo e engenho o dia a dia da vida de uma família norte-americana da classe média.
Durante esse período, aproximadamente 200 horas de tradicional animação a duas dimensões, "Os Simpsons" partilharam aventuras com personalidades famosas na vida real, desde o ator Mel Gibson até ao ex-presidente norte-americano George Bush (pai), passando por Tito Puente ou "The Ramones".
O convidado do marcante episódio 500 da série foi o australiano Julian Assange, fundador do portal Wikileaks, que dobrou o seu próprio personagem animado a partir de um local secreto e dialoga com Marge e Homer.
Marge pergunta sobre uma receita de cozinha a Assange durante um churrasco. "Eu nunca revelo os meus molhos" (sauces), diz Assange, num jogo de palavras em inglês com a frase "Nunca revelo as minhas fontes" (sources).
"Os Simpsons" prometem continuar no pequeno ecrã, sendo certo que a série irá ser transmitida pelo menos durante mais duas temporadas pela Fox, o que significa que atingirá no mínimo o patamar dos 559 episódios.