Oscar de La Renta, o estilista de estrelas e Primeiras-Damas

Marcou a moda nos Estados Unidos, vestiu políticos, primeiras-damas e levou as mais importantes celebridades a desfilar na passadeira vermelha. Oscar de la Renta morreu aos 82 anos, vítima de um cancro.

Andreia Martins, RTP /
Keith Bedford/Reuters

Ao lado de grandes nomes da moda como Valentino Garavani, Alexander McQueen, Marc Jacobs, Vera Wang ou Carolina Herrera está o de Oscar de la Renta. O designer de moda dominicano morreu na passada segunda-feira, em Connecticut, nos Estados Unidos. De la Renta não resistiu às complicações de um cancro com que convivia há oito anos, confirmou a mulher ao The New York Times.

Nasceu na República Dominicana em 1932, na cidade de Santo Domingo. Na década de 50, após a morte da mãe, mudou-se para Madrid para estudar Pintura. Mas foi na moda que encontrou a sua vocação, com Cristobal Balenciaga, o estilista basco que influenciou irremediavelmente a sua carreira. Começou a desenhar roupas para jornais e casas de roupa como forma de ganhar dinheiro extra.

Partiu para Paris no início dos anos 60 para trabalhar como assistente de Antonio del Castillo e em 1963 decide mudar-se para os Estados Unidos. Casou com Françoise de Langlade, editora da Vogue de Paris em 1967. Depois da morte da primeira mulher em 1983, vítima de cancro, voltou a casar, desta feita com a socialite Annette Mannheimer. Criou amizade desde logo com algumas das personalidades mais influentes da sociedade norte-americana, como Thruman Capote, Henry Kissinger ou os próprios Presidentes dos EUA.

Marcou a moda nos Estados Unidos, vestiu políticos, primeiras-damas e levou as mais importantes celebridades a desfilar na passadeira vermelha. Oscar de la Renta morreu aos 82 anos, vítima de um cancro.

"Mestre" dos vestidos de casamento
O antigo editor da revista Vogue, relembra o designer de moda e amigo próximo num artigo e destaca o "estilo impecável" e a "elegância apropriada" de quem tinha como objetivo máximo "fazer com que as mulheres fossem e se sentissem bonitas".

Talvez por isso o considere "o mestre do vestido de casamento". No vasto espólio de peças fica marcado o vestido de Amal Alamuddin, que casou com George Clooney em Veneza, ainda no passado mês de setembro.
A vestir a Casa Branca desde os Kennedys
Estampados em flores, tons suaves e silhuetas ligeiras eram elementos frequentes nas suas peças clássicas que fizeram as delícias em nomes proeminentes da moda, nomeadamente de Anna Wintour, editora da Vogue ou celebridades do mundo da música, cinema e da televisão como Audrey Hepburn, Nicole Kidman,Sarah Jessica Parker, Anne Hathaway, Amy Adam, Kate Moss, Penélope Cruz, Oprah Winfrey e Beyoncé.

Mas não só as celebridades ficaram rendidas com a sua forma de desenhar e costurar. A Princesa Diana rendeu-se aos vestidos com a assinatura de la Renta e na Casa Branca, em Washington, o estilista teve Jackie Kennedy, Betty Ford, Nancy Reagan, Laura Bush e Hillary Clinton como clientes assíduas. A mulher de George W. Bush relembra o estilista num comunicado: "as minhas filhas e eu temos muitas memórias das visitas de Oscar, que desenhou as nossas roupas favoritas".

Tópicos
PUB