Outras letras para o hino americano em "From America", de José Carlos Teixeira, uma exposição em Berlim

Berlim, 20 Nov (Lusa) - O artista plástico José Carlos Teixeira inaugura na sexta-feira, em Berlim, a exposição "From America", com vídeo-instalações em que o hino americano surge cantado com outras letras por crianças e adolescentes em escolas dos EUA.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Estes trabalhos foram concebidos na fase imediatamente anterior à recente defesa do seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Los Angeles.

"Um dos vídeos, `IT`S OK (United) three steps to a (r) evolution`, gira em torno da ideia da apropriação do hino norte-americano", explicou à Lusa o artista portuense.

O vídeo divide-se em três partes, e a segunda parte é uma reflexão sobre o fracasso do projecto numa escola secundária cuja direcção recusou à última hora participar.

"Eles não admitiram oficialmente que a decisão se prendia com o facto de estar em causa o hino nacional, mas isso era evidente", referiu José Carlos Teixeira.

O artista acrescentou que esta "acabou por ser a parte mais ácida do projecto, em que se abordam mais intensamente temas sócio-políticos".

A terceira e última parte é formada pela recuperação do tema, "que no essencial aborda questões dominantes das sociedades ocidentais, com letras jocosas e, simultaneamente, reflecte sobre chavões como a estabilidade, a segurança e o sucesso", acrescentou o artista.

A segunda vídeo-instalação, intitulada "Essay on Unsheltered Bodies", reflecte sobre questões como o exílio, a educação, a identidade e a situação dos deslocados e também dos sem-abrigo, com base em imagens recolhidas na Califórnia.

"É um ensaio mais poético, menos politizado, em linguagem documental, mas também muito sociológico", disse ainda José Carlos Teixeira, descrevendo este segundo segmento da exposição que estará patente ao público até terça-feira na Galeria Rosalux.

O artista português já expôs noutras cidades alemãs, como Estugarda e Frankfurt, mas está pela primeira vez numa mostra em Berlim.

José Carlos Teixeira é actualmente convidado do programa internacional de cinema e novos meios audiovisuais para artistas residentes da Academia Schloss Solitude, de Estugarda, que tem a duração de um ano.

Apesar disso, em 2008 também apresentou as suas obras em Portugal, numa exposição a solo no Project View, em Lisboa, intitulada "Always Chasing | Always Displacing", e uma exposição no Espaço Limitado, no Porto, "ENSAIO on unsheltered bodies".

Nos últimos anos, participou igualmente em exposições colectivas em Portugal, Moçambique, Brasil, Lituânia, Estados Unidos, Bélgica, Rússia, França, Escócia e Espanha.

FA


PUB