Ovação inicia recuperação de espólio em vinil para CD

Lisboa, 07 Ago (Lusa) - O álbum "Gira-discos", editado pela Ovação, inicia uma série que recupera do vinil para o suporte digital o espólio desta editora e da extinta Estúdio, nomeadamente um tema de Coimbra com José Afonso, disse o editor Fernando Matias.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Estamos, através desta série e de uma outra, intitulada `clássicos da rádio`, a recuperar o espólio que temos, fundamentalmente da discográfica Estúdio", explicou Fernando Matias.

A opção "é pela transversalidade do repertório musical, procurando abranger os diferentes géneros musicais desde o fado de Lisboa à canção coimbrã, passando pela pop, a popular e a ligeira", precisou.

O primeiro CD, agora saído, reúne vozes como as de José Afonso, enquanto solista do Orfeão Académico de Coimbra, Maria da Fé, Luís Goes, Quadrilha e Tony de Matos.

"Muitos destes nomes grandes que hoje ainda estão na memória colectiva correm o risco de serem esquecidos, o que seria injusto para o seu talento, como para a memória da música portuguesa", afirmou Fernando Matias.

Segundo este, a gravação de 1962 da "Balada Aleixo", a mais antiga do CD, assinala "o momento em que José Afonso abandona o acompanhamento por guitarra e é solista do Orfeão".

Nesta gravação, José Niza acompanha à viola José Afonso.

"A ideia de intitular `Gira-discos` é precisamente remeter para o vinil, quando os discos feitos naquele material preto rodavam à nossa vista", explicou o editor.

"Gira-discos 1" abre com o grupo Maranata, liderado por António Sala, a cantar o poema de Manuel da Alegre "As mãos", que Matias afirmou ter sido "um dos grandes sucessos pós-25 de Abril de 1974".

Maria da Fé interpreta "Primeiro amor" (Nelson de Barros/Frederico Valério), mas na área do fado o CD inclui ainda António Mello Corrêa a interpretar "Senhor Vinho" (Alberto Janes), Rodrigo, Manuel de Almeida, Vasco Rafael e Alfredo Marceneiro.

Tony de Matos interpreta "Vendaval" (Joaquim Pimentel/António Rodrigues), que foi o seu primeiro grande êxito.

A canção de Coimbra está representada por Luís Goes, que interpreta "O meu menino" (Popular/Fernando Machado Soares, e pelo Orfeão Académico de Coimbra, que canta "Balada Aleixo" (José Afonso).

O CD inclui ainda a versão portuguesa de "Cry for me" por Sérgio Wonder e três temas de música popular portuguesa interpretados pela Ronda dos Quatro Caminhos, Quadrilha e Romanças.

O grupo Romanças interpreta "Saias de S. João", a Quadrilha "Ai caramba", e a Ronda dos Quatro Caminhos "Chula de paus".

O espólio que agora começa a ser recuperado para o digital situa-se cronologicamente entre 1960 e 1986, "ano em que o vinil começou a deixar de ser interessante em termos comerciais".

NL.

Lusa/Fim


PUB