Papagaios de vento de vários países vão invadir céus da praia de Moledo
Viana do Castelo, 15 Mai (Lusa) - Papagaios de vento de todas as cores, formas e feitios vão invadir, no próximo fim-de-semana, os céus da Praia de Moledo, em Caminha, num festival que conta com a participação de algumas das melhores equipas do mundo.
Segundo disse hoje à Lusa fonte da autarquia, que organiza a iniciativa, trata-se de um evento único no concelho e "invulgar" em Portugal.
"Tem êxito garantido, não só pelo nome de alguns participantes, mas também porque o papagaio de vento tem alcançado, nos últimos tempos, muitos adeptos, praticantes e simpatizantes", acrescentou.
A mesma fonte disse ainda que o número de inscrições de profissionais de papagaios "tem aumentado de ano para ano".
Nesta edição, a quarta, vão marcar presença empresas e praticantes de Espanha, Inglaterra, França e Bélgica, além de Portugal.
Durante o festival, e com o Forte da Ínsua como pano de fundo, vai ser possível ver vários tipos de papagaios a voar, designadamente estáticos, acrobáticos e de tracção.
Haverá ainda "shows" com papagaios sincronizados ao som de música.
Tudo isto, frisou a fonte da autarquia local, "numa praia que oferece condições extraordinárias para a prática da modalidade, dado tratar-se de uma zona habitualmente ventosa, que alia o excelente areal à beleza natural".
Para a realização do festival, vai ser vedada uma zona de voo, no areal em frente ao paredão, de forma a manter a segurança do público assistente e a facilitar a visibilidade dos voos de papagaios.
O festival terá várias outras actividades, nomeadamente, uma zona de ateliê, onde todos, mas em especial as crianças, poderão construir, sob a orientação de monitores especializados, o seu próprio papagaio.
Para o efeito, a organização vai disponibilizar variados materiais, a fim de estimular a imaginação e a criação de trabalhos originais.