Paquito d`Rivera e McCoy Tyner estrelas do 7.º Funchal Jazz

O pianista McCoy Tyner, companheiro de jornada de John Coltrane, entre outros, e o saxofonista cubano Paquito d`Rivera são os cabeças-de-cartaz do 7.º Funchal Jazz, que arranca quinta-feira, nos Jardins Quinta Magnólia.

Agência LUSA /

O programa abre com a madeirense Joana Machado, uma jovem que vem obten do crescente reconhecimento nos meios jazzísticos nacionais, cujo concerto antec ede o quinteto de Paquito d`Rivera.

Paquito d`Rivera fez parte dos Irakere, grupo do pianista Chucho Valdés que se impôs como bandeira do jazz cubano nos anos setenta, ao lado do trompeti sta Arturo Sandoval, que em 2005 foi responsável por um dos melhores concertos d e sempre do Funchal Jazz.

Na segunda parte desta noite o Paquito d`Rivera mostrará o seu complexo mundo musical que combina os ritmos da sua Cuba natal com as influências de Col trane ou Charlie Parker e um profundo conhecimento do universo da música clássic a.

O pianista e vocalista Ivan Lins, que abrirá a segunda noite do Funchal Jazz, é um dos expoentes da música brasileira dos últimos 30 anos e também um d os maiores compositores do seu país.

Muitos dos seus temas, como "Lembrança", "A Noite" e "Começar de Novo", foram já gravados dezenas de vezes por grandes figuras do jazz como Terence Bla nchard, Dianne Schuur ou Sarah Vaughan. A segunda noite termina com Lonnie Brooks - inventor do chamado voodoo blues, um som contagiante, executado a um ritmo estonteante, que não deixa ningu ém indiferente, que actuou em 2004 no Festival de Jazz de Matosinhos de 2004.

A última noite abre com Laika Fatien, vocalista que ultrapassa as front eiras estritas do jazz, interpretando com á vontade desde os tradicionais standa rds até aos temas de músicos contemporâneos como Nicholas Payton ou Wayne Shorte r.

O 7º Funchal Jazz acaba com McCoy Tyner, membro indispensável das vária s formações do mais brilhante período do saxofonista John Coltrane, criador de u m estilo que influenciou várias gerações de pianistas nos últimos 50 anos.

McCoy Tyner vem acompanhado por uma autêntica constelação de estrelas - Nicholas Payton, Steve Turre, Eric Gravatt, Charnet Moffett, Donald Harrison e Eric Alexander - todos eles nomes de primeira linha, com discografias importante s á frente dos seus próprios grupos.

Ao longo da sua carreira, McCoy Tyner editou 80 álbuns e recebeu quatro Grammys, mas continua a ser um músico inovador, sempre em busca de novos horizo ntes musicais, marcando de modo indelével a história do Jazz.

O 7º Funchal Jazz é organizado pela Câmara Municipal do Funchal, sendo a produção da responsabilidade da Discantus, do Porto.

PUB