Parque urbano de Vale de Cambra é inaugurado no sábado

Vale de Cambra, 21 set (Lusa) - O parque urbano de Vale de Cambra é inaugurado no sábado e representa aquilo que o presidente da autarquia local considera uma obra "irrepetível", que "marca um mandato" e que seria "impossível" iniciar atualmente.

Lusa /

Em causa está uma área verde com 24 hectares que, situada no antigo vale da cidade e travando o avanço urbanístico junto ao rio Vigues, resulta de uma requalificação que envolveu oito anos de trabalho: o projeto começou em 2004, a primeira fase dos trabalhos foi adjudicada em 2005 e entretanto houve que lidar com 780 expropriações, envolvendo cerca de 2.000 herdeiros.

"Esta é `aquela` obra", afirmou José Bastos, em declarações à Lusa. "Trata-se de uma daquelas obras que marcam um mandato, é irrepetível e, se não tivesse começado há oito anos, seria impossível realizá-la agora, no atual estado de coisas".

Para o presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, que admite ter "muita vaidade" no projeto, o novo parque vai contribuir para "uma cidade nova".

"Há pressa na inauguração, porque as pessoas estão ansiosas por usufruírem deste novo espaço" e a "sensação geral é de que ele vai melhorar a qualidade de vida da população".

José Bastos admite que a comunidade chegou a mostrar-se reticente no arranque da obra: "Tivemos pessoas que se identificaram de tal forma com o projeto que ofereceram os terrenos à autarquia, mas houve muitos casos em que tivemos que recorrer à expropriação judicial e alguns desses processos ainda estão em tribunal", explica.

Garante ainda que, atualmente, "a população está muito entusiasmada e mesmo dos diferentes quadrantes políticos só vieram incentivos e parabéns".

Feitas as contas aos terrenos adquiridos a uma média de "sete a oito euros por metro quadrado" e ao custo da empreitada propriamente dita, o novo parque da cidade - com as suas variantes e 2,3 quilómetros de ciclovia, além de quatro campos de jogos, balneários, minigolfe, cafetaria, anfiteatro natural, percursos pedonais, 1.000 novas árvores e um "skate park" que "está a ter uma procura maluca" - terá implicado um investimento global na ordem dos 10 milhões de euros, dos quais apenas 1,6 milhões saíram dos cofres da autarquia.

"Em oito anos, isso dá uma média de 200.000 euros por ano, o que não é nada do outro mundo para uma obra desta dimensão", defende José Bastos. "Foi um trabalho feito com passos seguros, que muda totalmente o estilo de vida da cidade e é uma daquelas obras que qualquer autarca ambiciona fazer, porque fica para sempre, para usufruto por toda a gente".

O projeto de requalificação que deu origem ao novo Parque Urbano de Vale de Cambra é da autoria do gabinete Arquigrupo e contou com a consultoria do arquiteto paisagista Sidónio Pardal.

A inauguração oficial do recinto acontece 16:00, mas a partir das 09:00 estão já previstas diversas atividades, entre as quais animação musical, um piquenique para idosos e atividades desportivas.

Tópicos
PUB