PassMusica considera Luiz Francisco Rebello "eminente advogado e jurista" e "notável dramaturgo"
Lisboa, 09 dez (Lusa) -- A PassMusica, que agrupa a GDA e a Audiogest, sublinha em comunicado o "eminente advogado e jurista" e o "notável dramaturgo" que foi Luiz Francisco Rebello, falecido quinta-feira, aos 87 anos.
Num comunicado conjunto, a cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA) e a Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos dos produtores musicais (Audiogest) referem-se a Luiz Francisco Rebello como uma "figura ímpar e incontornável da Cultura e do Direito de Autor em Portugal, cuja vida, obra e percurso ficam para sempre ligados à defesa dos autores e criadores portugueses".
No comunicado as duas entidades que constituem a PassMusica, a marca que identifica a licença e o serviço de licenciamento conjunto dos fonogramas para audição pública, salienta as "magníficas traduções e singulares adaptações de textos dramáticos" que Luiz Francisco Rebello assinou.
No comunicado é referenciado "o contributo de Luiz Francisco Rebello para a afirmação do Direito de Autor em Portugal" e que "foi o responsável direto ou um dos principais impulsionadores de toda a produção legislativa em matéria de proteção de direitos de autor e direitos conexos".
O advogado "recriou, moldou e apurou, ao longo de décadas de persistência, o próprio conceito de gestão coletiva, em Portugal".
"A Cultura e o Direito estão hoje de Luto. A sua memória perdurará, na história, além da espuma dos dias", rematam a GDA e a Audiogest.
Luiz Francisco Rebello faleceu quinta-feira, aos 87 anos, no Hospital Particular de Lisboa. O velório do advogado e dramaturgo realiza-se hoje a partir das 18:00 na Basílica da Estrela, em Lisboa, onde será rezada missa de corpo presente no sábado às 14:00, saindo o funeral para o Cemitério da Guia, em Cascais, às 15:00.
NL.