Paulo Gonzo celebra 30 anos de carreira com novo álbum
O cantor Paulo Gonzo celebra este ano 20 anos de carreira com a edição especial de um álbum onde inclui uma nova versão da canção "Dei-te quase tudo", tema de abertura de uma telenovela homónima da TVI.
Neste álbum, editado pela Sony/BMG Music, Gonzo partilha a interpretação da canção "Falamos depois" com Rui Veloso, com quem já tinha colaborado em 1980 no tema "Maubere", assinado também por Carlos Tê.
Mas as participações especiais deste álbum estendem-se a outros músicos, nomeadamente a Arménio de Melo (guitarra portuguesa), Zé Pedro dos Xutos & Pontapés (guitarra eléctrica), Edgar Caramelo (saxofones) e Miguel Gonçalves (flugelhorn e trompete).
Ao lado de temas de sua autoria, Gonzo recria o fado "Estranha forma de vida" (Amália Rodrigues/Alfredo Marceneiro) e os temas "She" (Charles Aznavour/Herbert Kretzmer), "Honest I do" (Jimmy Reed/Ewart Abner Jr.) e "Bright lights, big city" (Jimmy Reed).
Paulo Gonzo, de 49 anos, começou a sua carreira em 1975 como co-fundador, compositor e vocalista da Go Graal Blues Band.
Em 1984 enceta uma carreira a solo e o seu primeiro single, "So do I", editado no ano seguinte, transforma-se num êxito.
Em 1986 edita o maxi-single "Somewhere in the Night", que precedeu a edição do álbum de estreia, "My Desire", onde interpreta versões de temas de Charlie Midnight, Dan Hartman, Daniel Lavoie e Jimmy Scott e Otis Redding.
Em 1992 edita o seu primeiro álbum totalmente cantado em português, "Pedras da Calçada", com produção de Luís Oliveira, e entre outros temas, saltam para as rádios as canções "Pedras da Calçada", "Certos Caprichos da Lua" e "Jardins Proibidos".
Em 1995 edita o álbum "Fora d`Horas", com produção de Frank Darcel, onde canta letras de Pedro Abrunhosa, Rui Reininho e Pedro Malaquias e recebe o Prémio Blitz para a Melhor voz masculina.
Em 1997, Paulo Gonzo lança a compilação "Dei-te quase tudo", que recebeu seis discos de platina por vendas superiores a 100.000 cópias.
Em 1998 saiu o álbum "Suspeito" com produçaõ de Frank Darcel e a participação especial de James Cotton (ex-trompetista de Miles Davis).
"Suspeito" confirma as parcerias de Gonzo com os letristas Pedro Malaquias e Rui Reininho. O disco atinge o galardão de Platina.
"Ao Vivo Unplugged", gravado ao vivo nos Estúdios Valentim de Carvalho, é editado em 1999.
Como convidados surgem o pianista Bernardo Sassetti, Rui Reininho, Tim e Zé Pedro.
Em 2001 é editado o CD "Mau Feitio", que conta com as participações de Tito Paris e das African Voices.
Em Julho de 2003 reeditou o disco "Ao Vivo Unplugged" com a inclusão de um DVD.
Desde então tem participado em vários concertos e digressões nacionais.