Pavilhão do Conhecimento celebra 26 anos e abre portas com muita ciência e tecnologia

O Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, está prestes a celebrar o seu 26.º aniversário, no dia 25 de julho, sexta-feira. Nesse dia, a entrada é livre, com atividades gratuitas para todas as idades.

RTP /
RTP

Muito embora esteja para breve, os visitantes seriam recebidos por robôs, desenvolvidos a partir de um trabalho conjunto entre a Ciência Viva e empresas e instituições do setor tecnológico, o mote está lançado e para este aniversário a presença de robôs torna-se (em parte) realidade no dia 25 de julho.

Ainda não vão ser robôs programados com Inteligência Artificial (IA) a substituir a sua equipa de monitores, mas neste dia aniversário a anfitriã VIVA vai ter companhia. 

Robôs, tecnologia e inovação compõem o programa que começa às 10h00 e termina às 18h00. 


Uma festa que conta com a presença de Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação, para celebrar o aniversário do Pavilhão.

Entre as várias atividades vai haver karaoke com vozes robóticas, circuitos de investigação robótica e tecnológica feita em Portugal, atividades de programação de robôs que seguem caminhos e contornam obstáculos ou construção de autómatos a partir de materiais reciclados são algumas das atividades preparadas para este dia.

Quem marcar presença vai poder, ainda, conhecer robôs construídos por estudantes do ensino secundário e universitário, que participaram em concursos nacionais como a RoboCup ou o Festival Nacional de Robótica, testar os circuitos do cérebro ligados à linguagem e mostrar os seus dotes musicais com recurso a IA.

E como a barreira linguistica é cada vez menos uma dificuldade, a Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, vai dar as boas-vindas em 6 idiomas. Como? Com a ajuda da tecnologia.

Conheça aqui em detalhe o programa deste aniversário em e com ciência e tecnologia.

Tópicos
PUB